BMW celebra 15 anos de primeiro X5

Uitlitário esportivo foi lançado em 1999 e deu origem a série de modelos aventureiros

Por 26 de out, 2014 · 3m de leitura.
BMW X5 de 1999

No mesmo ano em que celebra os 25 anos do primeiro modelo com tração integral, a BMW comemora também os 15 anos de lançamento do X5. Em 1999 o carro marcou a entrada da alemã no segmento de utilitários-esportivos.

Baseado no sedã Série 5, o X5 pioneiro começou a ser desenvolvido em 1994, após a compra da Rover pela BMW. A engenharia alemã pode aproveitar tecnologias presentes no Range Rover para desenvolver o X5, como o sistema de controle de velocidade em descidas.


A influência inglesa chegou até o desenho do carro, com a tampa traseira dividida em duas partes. Essa é uma marca registrada do jipão inglês.

No entanto, a BMW nunca escondeu que o objetivo do X5 era oferecer espaço e versatilidade e apenas alguma aptidão a estradas mal cuidadas, já que nunca contou com caixa reduzida, por exemplo. Além disso, a distribuição da força era fixada em 62% para o eixo traseiro e 38% para a frente, de modo que o utilitário se comportasse o mais próximo possível dos sedãs da marca.

A primeira geração foi feita até 2006, ano em que foi substituída pela segunda. Atualmente, o X5 está na terceira fase, acompanhado por X1, X3 e X6.