Com pouco mais de 16 mil emplacamentos em 2024, a BMW teve um ano auspicioso no Brasil. A marca bávara cresceu 7,2% e liderou o segmento premium por aqui pelo sexto ano consecutivo. Fabricados em Araquari (SC), o SUV X1 (4.843 unidades) e o sedã Série 3 (4.642 carros) foram os campeões de vendas da montadora. Além disso, os modelos das linhas M e M Performance aumentaram as vendas em mais de 50%. Com esses resultados, é uma das poucas filiais da BMW que registrou crescimento no mercado global.
Prestes a completar 30 anos de operações no País agora em 2025, a marca se prepara para lançar o X5 PHEV nacional, primeiro híbrido plug-in feito aqui. Antes disso, ainda no primeiro trimestre, estreiam no mercado brasileiro a nova geração do X3 e o inédito Mini Aceman. Apesar de não falar muito sobre as estratégias para este ano, Maru Escobedo, CEO da BMW Brasil disse que “foi bom aumentar a produção no ano passado (10%) para compensar o dólar e a taxa de juros alta”.
Saiba mais sobre o novo BMW X3
Em princípio, a nova geração do BMW X3 desembarca no País na versão M50 xDrive, a mais potente disponível. O SUV traz motor 3.0 de seis cilindros auxiliado por um sistema híbrido leve de 48V. Assim, entrega 399 cv e 59 mkgf de torque. O câmbio é automático de oito marchas. Com esse conjunto, acelera de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos.
Em termos de dimensões, o carro tem 4,76 metros de comprimento, 1,92 m de largura, 1,66 m de altura e 2,86 m de entre-eixos. Já o porta-malas tem 570 litros. Há uma nova grade frontal de dimensões avantajadas, como os mais recentes padrões da marca, e com iluminação. Por dentro, chama a atenção a grande tela curvilínea que integra o painel de instrumentos e a central multimídia. Na Alemanha, o X3 M50 xDrive custa 82.500 euros, o equivalente a R$ 518 mil na conversão direta.
Conheça o Mini Aceman
Já o elétrico Mini Aceman será posicionado entre o Cooper e o Countryman. A montadora não revelou qual (ou quais) versões virão ao Brasil, mas na Inglaterra, sua terra natal, o carrinho está disponível em duas configurações (E e SE), cada uma com três opções de acabamento. Sem contar a esportiva John Cooper Works. Os preços variam entre 31.920 libras a 40.920 libras (de R$ 237 mil a R$ 304 mil).
O Aceman E tem motor elétrico de 184 cv alimentado por bateria de 38,5 kWh, que o faz chegar aos 100 km/h em 7,9 segundos. A autonomia, de acordo com o WLTP, chega a 309 km. Na versão SE a potência é de 218 cv, com bateria de 49,2 kWh, e a aceleração ocorre em 7,1 segundos. O alcance, por sua vez, é de até 397 km. Por fim, o Aceman JCW tem a mesma bateria do SE, mas o motor rende 258 cv e faz o 0 a 100 km/h em 6,4 segundos. A autonomia máxima é de 389 km.
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