Mesmo sem se consolidar, o Brexit já está promovendo mudanças na economia da Inglaterra. A provável saída do país da União Europeia já fez a BMW decidir encerrar as atividades na fábrica da Mini em Oxford. A PSA também vai fechar a fábrica da Vauxhall em Ellesmere, próximo a Liverpool.
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Com a decisão tomada, mesmo que a Inglaterra volte atrás e não saia da União Europeia, as fábricas serão fechadas. A preocupação é que caso o Brexit ocorra, as plantas tenham dificuldades em manter o fornecimento de peças para alimentar a linha de produção.
As duas ações vem sendo planejadas há meses, para que os próprios fornecedores possam realocar seus fluxos. Os funcionários também precisam ser remanejados. A fábrica da Mini, aliás, já está paralisada desde 29 de março.
A Vauxhall produz o Astra no país, enquanto a Mini faz os hatches de duas e quatro portas, além do SUV Countryman e da perua Clubman.
A BMW também vai fechar sua fábrica de motores no país e a estamparia de Swindon por um mês. Caso o acordo sobre o Brexit não saia, ao menos parte da produção de motores para os Mini também pode ser realocada.
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Outros problemas
Além das dificuldades com os fornecedores, as montadoras que operam na Inglaterra temem mais burocracia na entrada e saída de produtos. Os carros prontos também terão aumento de 10% nos impostos após o Brexit.
A Honda também já anunciou que deverá fechar sua fábrica em Swindon quando for atualizar o Civic feito por lá. Isso deve ocorrer em 2021 e deixar 3.500 empregados na rua.