
A BMW apresentou um Série 1 protótipo equipado com um motor 1,5 litros de três cilindros com um sistema de injeção de água na câmara de combustão, usado para diminuir a temperatura da reação e melhorar a eficiência energética de todo o motor. Além de reduzir as emissões, a potência pode aumentar em até 10% graças à temperatura de trabalho até 25°C menor dentro da câmara. No protótipo, o Série 1 rende 218 cv.
O sistema injeta um fino spray de água no coletor de admissão, que evapora e tira calor das partes envolvidas, reduzindo a temperatura da câmara de combustão. Isso faz com que, mesmo sob carga máxima, não seja necessária a injeção de mais combustível. Isso torna o carro mais econômico indepentemente da forma de utilização.
A marca já utiliza um sistema semelhante no M4 usado como Safety Car na MotoGP, mas no cupê, a água vem de um tanque de cinco litros instalado no porta-malas. No Série 1, a água é aproveitada da condensação do sistema de ar-condicionado, sem necessidade de reabastecimento.