
A BMW está lançando uma edição especial limitada a 700 unidades do M4 GTS, para celebrar o 30º aniversário do esportivo M3, cuja primeira versão foi lançada em 1986.
Baseado no M4 Coupé, o GTS recebeu estilo esportivo inspirado em carros de corrida. O BMW GTS utiliza o mesmo motor 3.0 de seis cilindros em linha turbo do M3 e do M4, mas emprega um inovador sistema de injeção de água nas câmaras de combustão, para resfriar a mistura ar-combustível.
O resfriamento das câmaras possibilitou elevação da potência, para 500 cavalos, enquanto o torque subiu para 61,2 mkgf.
Isso faz do M4 GTS o mais ágil, radical e potente modelo da linha M. De acordo com a BMW, ele é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos, e de alcançar 305 km/h de máxima.
Graças à utilização de componentes leves, o M4 GTS resultou numa boa relação peso-potência de 3,0 kg/cv. Afinal, são 1.510 kg para 550 cv.
Há uso intensivo de fibra de carbono, como na estrututa dos assentos esportivos. A BMW afirma que eles pesam cerca de 50% menos do que os que equipam o M4 Coupé. O material está presente também no capô, no teto, no difusor de ar traseiro e no enorme spoiler.
Além disso, portas e revestimento interno também utilizam materiais mais leves.
Os abafadores de escape são de titânio, e resultaram em economia de peso de cerca de 20%.
O carro tem tração traseira e câmbio de sete marchas, com dupla embreagem.
As rodas têm medidas diferentes: na frente, são aro 19, com pneus Michelin 265/35. Atrás, são aro 20 (pneus 285/30).
As suspensões podem ser reguláveis, de acordo com as características da pista, e os freios são de cerâmica.
As lanternas traseiras usam luzes de OLEDS, leds orgânicos, tecnologia que permite espalhar a luz por toda a superfície, de forma homogênea.
Opcionalmente, o carro pode receber equipamentos típicos de pista, como estrutura tubular atrás dos bancos dianteiros, cintos de segurança de seis pontos e extintor de incêndio.