A divisão de preparação da BMW nunca fez um M1, como, seguindo a lógica, seria batizada a opção esportiva do Série 1. Para quem busca o hatch de entrada da marca alemã com uma pegada mais nervosa, há o M140i que, embora seja menos visceral que os “M” tradicionais, é muito bom de acelerar. Tabelada a R$ 284.950, é a única versão do Série 1 à venda no Brasil.
Por fora, apenas o logotipo “M” nos painéis à frente das portas e na tampa do porta-malas entregam a vocação mais esportiva do modelo. Na cabine, a identidade do hatch está nas soleiras das portas e no volante.
Novidades em relação à geração anterior são a central multimídia com nova interface e integração ao Apple CarPlay, o fundo do quadro de instrumentos e o acabamento do painel.
De série há sensores de obstáculos na dianteira e na traseira, câmera atrás, bancos semiesportivos, seis air bags, controles de tração e estabilidade (ESP), faróis Full-LEDs e pneus run-flat, que podem continuar rodando, mesmo vazios, por até 80 km a até 80 km/h.
M140i é nervosinho
O “coração” do M140i é o motor 3.0 de seis cilindros em linha com turbo, que rende 340 cv e 50,9 mkgf. O câmbio é o automático de oito marchas e a tração, traseira. Há quatro modos de condução: econômico, conforto, sport e sport+ (o ESP fica mais permissivo), que mudam as respostas do acelerador, câmbio, direção elétrica e amortecedores semiativos.
O torque entregue cedo deixa o BMW dócil em condução urbana, mas basta pisar fundo no acelerador ou ativar o modo esportivo para que o M140 revele sua personalidade mais arisca.
O giro do motor sobe rápido, assim como a velocidade das trocas de marcha. Surge um estampido nas saídas de escape, enquanto as costas dos ocupantes “colam” no banco. A direção, com bom peso, é direta e a suspensão baixa permite atacar as curvas sem sustos.
A “semiesportividade” fica clara na suspensão com ajuste voltado ao conforto. Diferentemente do que ocorre como um “M puro-sangue”, como o M3.
A ergonomia é exemplar. Os comandos ficam ao alcance das mãos e são intuitivos. Os bancos dianteiros seguram bem nas laterais e há um extensor no assento, ótimo para quem tem pernas compridas. O senão é o espaço atrás, onde até dois adultos ficam mal acomodados.
PRÓS E CONTRAS
Prós: DIRIGIBILIDADE. O motor potente, o câmbio de trocas rápidas, a direção direta e a suspensão de ajuste exemplar são os pontos altos do hatch.
Contras: ESPAÇO TRASEIRO. Mesmo dois adultos viajam com as pernas apertadas no banco de trás do modelo da BMW.
FICHA TÉCNICA
Preço sugerido: R$ 284.950
Motor: 3.0, 6 cil., 24V, turbo, gas.
Potência: 340 cv a 5.500 rpm
Torque: 50,9 mkgf a 1.520 rpm
Câmbio: automático, 8 marchas
Porta-malas: 360 litros
Velocidade máxima: 250 km/h
BMW M140i 2018
BMW M140i 2018
BMW M140i 2018
BMW M140i 2018
BMW M140i 2018
BMW M140i 2018
BMW M140i 2018
BMW M140i 2018
BMW M140i 2018
BMW M140i 2018
BMW M140i 2018
BMW M140i 2018
BMW M140i 2018
BMW M140i 2018