09/10/2016 - 7 minutos de leitura.

BMW M2 e Mercedes C 43 AMG têm pimentas distintas

Versões preparadas de BMW e Mercedes duelam para mostrar qual cupê esportivo alemão com motor de 6 cilindros é mais interessante

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Eles são cupês, vêm da Alemanha, têm assinatura das divisões de preparação de suas respectivas marcas, motor de seis cilindros e tabela em torno dos R$ 400 mil. Por causa das similaridades, comparamos os recém-lançados Mercedes-Benz AMG C 43, que traz um V6 de 367 cv e parte de R$ 397.900, e BMW M2, com seu seis-em-linha de 370 cv, a R$ 379.950. Por ser maior e mais confortável se o motorista quiser, o Mercedes foi melhor – por dois pontos (veja no quadro).

No visual, o C 43 AMG Coupé traz as atualizações feitas nos demais Classe C, além de vários itens exclusivos. O para-choque dianteiro tem entradas de ar maiores e o traseiro traz difusores na parte inferior. Na frente, a grade tem desenho do tipo “diamante”. As caixas de roda, por sua vez, são mais largas que as das versões “comuns”.

Continua depois do anúncio

Seu V6 biturbo gera 52 mkgf a 2.000 rpm e deixa o cupê sempre pronto para acelerar. Com o câmbio automático de nove velocidades nos modos Sport ou Sport+, o carro fica mais nervoso e as marchas, que podem ser trocadas nas hastes atrás do volante, não “sobem” sozinhas quando o motor gira no limite.

Para ir de 0 a 100 km/h o Mercedes precisa de 4,7 segundos. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 250 km/h.

O C 43 AMG Coupé não tem o ímpeto do C 63, esse sim um devorador de asfalto com seu V8 de 510 cv. Trata-se de um carro no qual é possível dosar a quantidade de pimenta: basta ativar uma das opções de modos de condução que mudam as respostas de transmissão, motor suspensão e direção.


O M2 Coupé, por sua vez, é um autêntico representante da divisão M e herdeiro do mítico 2002, de 1973. No visual, destacam-se as grandes entradas de ar na dianteira, os para-choques volumosos e as saídas duplas de escapamento atrás.

Menor que o rival C 43 e que o M3, tem desempenho equivalente ao do “irmão”, do qual herdou muito da mecânica. Com seu seis-cilindros em linha com turbo e o câmbio automatizado de sete marchas, requer 4,3 segundos para ir de 0 a 100 km/h e pode alcançar 250 km/h.

Essa veia bruta, que por um lado agradará (muito) os puristas, por outro acaba limitando o tipo de público do cupê. Esse BMW não é um tipo de carro confortável para o dia a dia – tem suspensões duras, respostas muito diretas e, por causa da pequena distância em relação ao solo, raspa o assoalho em qualquer lombada ou rampa um pouco mais inclinada.


A cabine reflete a alma de cada um desses modelos. O acabamento do Mercedes é um primor – há volante multifuncional com base reta revestido de couro, assim como os bancos (com ajustes elétricos e cinco opções de tom), relógio analógico e soleiras das portas iluminadas. Já a tela do sistema multimídia, que lembra um tablet, destoa do conjunto. Para a carroceria, há sete cores metálicas e duas sólidas (branca e preta).

Entre os vários sistemas eletrônicos para aprimorar a segurança, o C 43 AMG traz controles eletrônicos de estabilidade e tração, distribuição das forças de frenagem e assistente de partida em rampa, além de air bags laterais e do tipo cortina, inclusive para os passageiros do banco de trás e câmera na traseira. Teto solar, monitoramento da pressão dos pneus, faróis full LEDs e partida por botão também vêm de fábrica.

Por dentro, o M2 é mais “simples” que o rival. O acabamento é bom, mas está longe de ser requintado e remete aos esportivos puros, com profusão de plásticos e uma certa obviedade nos tons.


Os controles eletrônicos de tração e diferencial ajudam quem quiser abusar. Há até bomba suplementar de óleo, para garantir a eficiência do motor em frenagens bruscas e em curvas feitas em alta velocidade.

AGRADECIMENTOS: FOTOS FEITASNO CENTRO DE EVENTOS PROMAGNO, FONE: (11) 4010-5100


Veja mais: detalhes da galeria

Notícias relacionadas

Notícias

Aceleramos o Porsche 718 Spyder RS, último com motor boxer

Mercado

T-Cross lidera e Tracker sobe; os 15 SUVs mais vendidos de abril

Notícias

Ferrari 12Cilindri é novo supercarro da marca com motor V12

Lançamentos

Novos Mercedes-Benz EQA e EQB chegam ao Brasil; veja os preços

OFERTAS 0KM
Novo Hyundai HB20. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20 Comfort Plus

Entrada + 48x de R$ 999 + Parcela final com recompra garantida

Hyundai Creta Action

CRETA Action AT - PcD De R$ 119.990 por R$ 98.823

Hyundai Creta Action PCD

A partir de R$ 245.490,00

Mitsubishi L200 Triton Sport Outdoor GLS

A partir de R$ 169.990,00

Mitsubishi Eclipse Cross RUSH

Bônus de até R$ 9 mil na troca do seu usado ou taxas a partir de 0% a.m.

Hyundai Creta New Generation Platinum Safety com teto solar

VER TODAS AS OFERTAS