Depois da oitava geração do Volkswagen Golf, desta vez, quem decepcionou no teste do alce foi o BMW M235i Gran Coupé. Durante o teste feito pela publicação espanhola Km77, o modelo não conseguiu retornar à trajetória proposta com a rapidez necessária após manobra evasiva. A ideia era desviar de um obstáculo imaginário.
Equipado com pneus Bridgestone Turanza T005, o modelo só livrou os cones quando a velocidade do teste caiu para 68 km/h. O resultado foi bastante ruim para um veículo deste porte. Afinal, o modelo premium carrega a ideia de esportividade.
Analisando por outro lado, a concorrência também não teve êxito. Rival do BMW M235i Gran Coupé, o Mercedes-Benz CLA 200 ficou longe de um resultado brilhante. Só conseguiu realizar o exercício a 66 km/h.
Continuando no quesito comparação, o esportivo da BMW teve o mesmo resultado que o Suzuki Jimny. É isso aí, o jipinho (que passa longe do conceito do Gran Coupé) conseguiu cumprir o teste à mesma velocidade – 68 km/h – sem acertar os cones.
O teste
O teste do alce é uma das provas mais temidas do setor automotivo. Nela, o objetivo é avaliar a capacidade do veículo em desviar de obstáculos de maneira rápida e segura. Como sugere a própria denominação, faz referência ao risco causado pelo surgimento inesperado de um alce na estrada.
Para passar pelo teste ileso, o motorista precisa desviar de forma brusca, sem atropelar o imaginário animal. Os testes visam avaliar o comportamento de sistemas do carro. Em casos extremos, pode ocorrer até capotamento, como no Mercedes-Benz Classe A, da década de 1990.
Características do BMW M235i
O M235i Gran Coupé tem tração integral e chega aos 100 km/h em 4,6 segundos. A velocidade, informa a BMW, é de 250 km/h. O responsável pelo feito é o motor 2.0 quatro cilindros turbo de 306 cv. São 45,9 mkgf de toque máximo.
No Brasil, a Série 2 da BMW é vendida nas configurações 218i Gran Coupé Sport GP e M235i xDrive Gran Coupé. Preços partem de R$ 205.950.