BMW e Mercedes acabam de renovar dois de seus mais emblemáticos modelos “preparados de fábrica”. Importados da Alemanha, os sedãs M3 e C 63 S, com câmbios automatizados de sete marchas, têm, respectivamente, motores 3.0 de seis cilindros em linha com 436 cv e 4.0 V8 de 510 cv e preços sugeridos de R$ 399.950 e R$ 550 mil.
Nesse embate entre os esportivos recém-chegados, o BMW levou a melhor não apenas por ter preço 27% menor que o rival. Mas também por aproveitar melhor a cavalaria de seu motor (74 cv menos potente). No nível de equipamentos, os dois se equivalem.
Aliás, M3 e C 63 S têm, além de câmbio robotizado, suspensões com ajustes elétricos, tração traseira, projeção de dados do painel no para-brisa, bancos esportivos e faróis de LEDs. Há ainda câmeras que proporcionam visão em 360° e vários controles eletrônicos de auxílio à condução, como os de tração e do bloqueio de diferencial.
POR DENTRO
Na cabine, peças de fibra de carbono reforçam o aspecto esportivo. Mas, enquanto o interior do C 63 traz muitos cromados e mistura de tons para dar mais requinte, o do BMW é simplificado e monocromático.
Com menos botões, o painel do M3 é bem funcional, o que reduz a distração do motorista. A tela do sistema multimídia, além de larga, é bem posicionada. A do Mercedes-Benz mais se parece com um tablet que foi adaptado de última hora.
O espaço interno é semelhante nos dois modelos, assim como a distância entre os eixos. No C 63, são 2,84 metros e no M3, 2,81 metros.
Ambos acomodam quatro pessoas com conforto. Mas, como têm túneis centrais altos, um eventual quinto ocupante viajará mal acomodado.
Por fora, o visual dos dois também tem nível equivalente de agressividade. No Mercedes há pinças de freio vermelhas, grandes entradas de ar dianteira e grade com filete único.
No BMW não é diferente. A versão preparada de fábrica traz para-choques mais largos e entradas de ar maiores.
Chamam a atenção as rodas de liga leve. Escurecidas nos dois carros, calçam pneus largos e de perfil baixo.
BRUTALIDADE
Quando se compara as fichas técnicas, os números do motor do Mercedes-Benz são bem superiores. Seu V8 biturbo gera 510 cv e 71,3 mkgf e o seis-cilindros biturbo do BMW produz 436 cv e 56 mkgf.