RAFAELA BORGES
É o carro do Batman! Este é o primeiro pensamento ao ver o BMW M3 Frozen, com sua pintura fosca e imensas rodas pretas de 19 polegadas. Série especial limitada a 20 unidades, das quais apenas quatro estão no Brasil, o modelo custa R$ 443 mil, que são R$ 93 mil a mais que o M3 convencional.
Mas não é só o jeitão de carro de super-herói que justifica pagar um VW Jetta Highline (dotado de motor de 200 cv) a mais nesse carrão. Ao volante do M3 Frozen o próprio motorista se sente um pouquinho super-herói. Principalmente se tiver sensibilidade para notar que ele é 2 centésimos de segundo mais rápido que o M3 normal.
Conforme a BMW, o M3 Frozen acelera de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos. Esse ganho nada tem a ver com o motor 4.0 V8, que mantém os 414 cv. É que o controle de estabilidade foi modificado para colocar tempero extra no carro. Na imobilidade, ao pressionar forte o pedal do acelerador, os pneus traseiros “cantam” e o BMW empurra com força o corpo do motorista contra os bancos esportivos ao se colocar em movimento.
O coração vem à boca e o rugido nervoso do V8 vai aumentando progressivamente. O câmbio automatizado de sete marchas e duas embreagens ajuda a levar o motor ao limite de giro, a mais de 8.500 rpm. Para retomar velocidade, os pneus voltam a derrapar. Aliás, eles fazem isso toda hora, resultado da combinação da força do propulsor com a instigante tração traseira.
Se você já estava se sentindo o Batman – ou talvez o herói brasileiro da velocidade, Ayrton Senna -, essa sensação será maior ainda na hora de brincar em estradas sinuosas. O M3 Frozen tem suspensão mais baixa que o M3 normal e discos de freios maiores.
Os pneus derrapam mesmo nas curvas mais abertas e simples, mas o equilíbrio do carro, que tem ótima distribuição de peso entre os eixos, é impressionante. O motorista tem total controle sobre o M3, que responde de pronto aos comandos da direção.
Há recursos eletrônicos para ajudar o condutor e é possível alterar algumas características do carro para deixá-lo um pouco mais dócil ou completamente impetuoso. Entre elas estão o momento de trocar as marchas e a rigidez dos amortecedores.
Vale lembrar que a próxima geração do Série 3, do qual o M3 é a versão esportiva, chega aqui em maio. A nova opção M ainda não foi mostrada na Europa, o que deve acontecer até o fim do ano.