Entre a nova onda de carros elétricos e híbridos, os esportivos puros ainda resistem. Um exemplo disso é o fato de que a nova geração do BMW M3 está no “forno” sendo preparada pela marca alemã para chegar às ruas em 2020.
A nova geração tem uma missão nada fácil: superar os 454 cv do M3 CS – a versão mais potente da atual geração. Para isso, os engenheiros da marca bávara estariam trabalhando em melhorias no propulsor seis cilindros 3.0 turbo para chegar aos 465 cv. Isso, é claro, na versão “base” do M3.
Entre as tecnologias que devem ser adotadas para garantir a potência extra estão a de injeção de água nos cilindros, disponível no M4 GTS. Ela serve para reduzir a temperatura e permitir melhor eficiência energética.
O peso adicional do sistema de injeção de água e do reservatório é considerado mínimo pelos engenheiros da BMW. Assim, isso não comprometeria o outro foco da nova geração, que é ser mais leve que os atuais 1.585 kg da M3 CS.
+ BMW mostra novo Série 3 no Salão de Paris
+ BMW Série 3 ganha versão M340i
+ BMW congela preços da motos
A missão de “emagrecer” o carro não deve ficar tão difícil, afinal, a nova geração do Série 3, mostrada no Salão de Paris, já está 55 kg mais leve que anterior. Claro, a adoção de fibra de carbono em mais áreas do carro deve se tornar imperativa.
+ Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube
Sem tração integral ou eletrificação
Segundo a publicação britânica Autocar, a BMW considerou ainda o uso de tração integral semelhante à do M5 e algum tipo de eletrificação. Contudo, a adição de peso e a complexidade que isso daria ao projeto tornaram as ideias inviáveis.
BÔNUS: VEJA QUAIS SÃO OS CARROS MAIS FÁCEIS E BARATOS DE REPARAR DO BRASIL
HATCH SUB-COMPACTO - VOLKSWAGEN UP!
O CESVI Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária) divulgou os melhores de cada categoria do CAR Group 2018, que avalia a facilidade e custo de reparos em casos de acidentes. São realizados testes de impacto de baixa velocidade (15 km/h), com colisão de 40% da dianteira esquerda e 40% da traseira direita, de acordo com a Norma Internacional do RCAR (Research Council for Automobile Repairs).
SUV COMPACTO OFF-ROAD - SUZUKI JIMNY
É feito um cálculo que considera os custos da reparação dianteira e traseira, os tempos de substituição e a cesta básica de peças, gerando assim o índice CAR Group. O estudo contempla automóveis fabricados no Brasil, Mercosul e importados. A atualização do ranking é feita mensalmente e serve de referência para as seguradoras calcularem os preços dos seguros dos veículos. Estes são os melhores em cada categoria do CESVI.
SEDÃ MÉDIO - CITROËN C4 LOUNGE
.
PICAPE COMPACTA CABINE DUPLA - VW SAVEIRO
.
PICAPE COMPACTA CABINE SIMPLES - VW SAVEIRO
.
SUV COMPACTO - PEUGEOT 2008
.
STATION COMPACTA - VW SPACEFOX
.
MINIVAN COMPACTA - CITROËN AIRCROSS
.
HATCH COMPACTO - VW POLO
.
SEDÃ COMPACTO - VW VIRTUS
.
HATCH COMPACTO OFF-ROAD - VW CROSS UP!
.