A BMW mostrou uma série especial do M4 conversível em homenagem aos 30 anos do primeiro BMW M3 Cabrio, em 1988. A série é limitada a apenas 300 exemplares e foi batizada de 30 Jahre, ou 30 anos em alemão.
Com quatro lugares, o modelo é baseado no M4 Competition Pack, que eleva a potência de 430 cv do M4 padrão para 450 cv. O torque é de 56,1 mkgf e o câmbio é automatizado de sete marchas e dupla embreagem. O carro acelera de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e sua velocidade máxima é limitada a 250 km/h. O carro possui um sistema de escape M Sport, suspensão adaptável M e controle de estabilidade DSC.
O Convertible Edition 30 Jahre vem com duas opções de cores tradicionais da marca. O Azul Macao metálico, que faz referência ao primeiro conversível há três décadas, e a Mandarin II uni, tom que deu sequência à Amarelo Dakar, disponível na segunda geração do BMW M3 Conversível. As rodas de 20 polegadas têm pintura fosca e desenho exclusivo para esta edição.
Na cabine, o carro possui acabamento de couro. Para as unidades com exterior em azul, há a possibilidade de duas combinações de tonalidades para o interior: preto e azul ou preto e prata. A combinação em preto e amarelo é oferecida em conjunto com o Mandarin II uni. Detalhes de fibra de carbono no acabamento são padrão para todas as unidades.
Algumas características exclusivas do modelo são a costura dos encostos de cabeça e os tapetes com a letra M gravada. Além disso, o nome da edição aparece nas soleiras das portas e nos encostos de cabeça. O interior também faz referência à série limitada, com o número de cada um dos 300 exemplares em uma plaqueta no painel no lado do passageiro.

BMW M4 Convertible Edition 30 Jahre/ Divulgação

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VOLKSWAGEN FUSCA
Criado por Ferdinand Porsche, o Fusca nasceu para ser um carro popular ao povo alemão e seguiu a mesma lógica por aqui e ganhou o coração do brasileiro. Em 1959 ele começava a ser produzido por aqui e foi direto até 1986. Ele voltou a ser produzido em 1993 e saiu de linha de vez em 1996. Da sua mecânica surgiram vários projetos, como a Brasília, Variant II, SP2, entre outros. Ele ganhou gerações modernas, como o New Beetle e o Fusca, em 2011.
FIAT UNO
Entre os carros mais queridos da história do Brasil, o Fiat Uno tem lugar cativo no coração de muitos brasileiros. O modelo que começou a ser produzido em 1984 teve muitas e variadas versões. Uma das mais lembradas é a Turbo. O nome segue em linha, porém o Uno 'original' com formato de botinha e estepe no motor deixou de ser produzido em 2013
CHEVROLET OPALA
O Opala foi o primeiro carro de passeio da Chevrolet no Brasil, em 1968. O modelo era baseado no Opel Rekord, modelo oferecido na Europa. Ele teve muitas versões e reestilizações durante a sua vida, que perdurou até 1992. O modelo teve motores quatro e seis cilindros e deu origem a uma família, com o sedã, cupê e perua Caravan
FORD GALAXIE
Sinônimo de requinte e conforto, o Galaxie foi o primeiro carro produzido pela Ford no Brasil em 1967. Grande, caro, espaçoso e confortável, o modelo tinha ainda uma versão mais luxuosa, que atendia apenas por Landau e com a qual o carro foi até o final da vida no Brasil, em 1983.
VOLKSWAGEN GOL
Presente até hoje na vida dos brasileiros, o Volkswagen Gol segue firme no mercado. O modelo que teve a missão de substituir o Fusca como o carro popular da marca, chegou às lojas em 1980 ainda com motor a ar e formato quadradinho. Hoje, na quinta geração, o modelo segue em breve para a sexta, que será produzida sobre a mesma base do VW Polo. Assim como o Opala, ele deu origem a uma família que teve modelos como a perua Parati, a picape Saveiro e o sedã Voyage. Uma das mais cultuadas versões é o esportivo GTI, que estreava a injeção eletrônica no País
FORD ESCORT
Um dos carros mais populares da Ford no País, o modelo veio da divisão europeia da companhia. Ele viveu de 1983 a 2004 e veio para substituir o Corcel. Entre as versões básicas e mais completas, a marcante foi a esportiva XR3, que teve até opção conversível.
VOLKSWAGEN KOMBI
Produzida sem interrupções entre 1950 e 2013, a Kombi era o carro oficial das grandes famílias no Brasil. Sua versatilidade como veículo urbano de carga e boa capacidade, a deixou em linha com variações da primeira geração até o final da vida. Sua maior mudança foi a chegada do motor 1.4 refrigerado a água, necessidade para atender as emissões de poluentes. Em 2013, ela não atenderia a necessidade de ter air bags e freios ABS e deu adeus
CHEVROLET MONZA
Assim como o Opala, o Monza era uma derivação de um projeto da Opel, o Ascona. Ele foi produzido no Brasil de 1982 a 1996. Durante esse período era um dos carros mais modernos e luxuosos à venda no País. Na passagem de Michael Jackson pelo Brasil foi o carro usado pelo astro da música pop. Teve motores 1.6 (versão hatch), 1.8 e 2.0. Saiu de linha para a chegada do Vectra
VOLKSWAGEN SANTANA
O Volkswagen Santana foi produzido no Brasil entre 1984 e 2001. O modelo teve motores 1.8 e 2.0 durante sua vida. Ele começou apenas com duas portas e depois ganhou quatro. Uma das versões mais emblemáticas foi a Executive, que tinha aerofólio e rodas BBS douradas, em 1989, além da injeção eletrônica
CHEVROLET ASTRA
O Astra foi produzido no Brasil entre 1997 e 2011. O modelo também era um produto do braço europeu da GM, a Opel. Ele chegou antes como importado, em 1994, vindo da Bélgica. O hatch chamava atenção pelo estilo esportivo. Ele teve também uma versão sedã, com a traseira pronunciada. A versão mais marcante foi o GSi, que tinha motor 2.0 a gasolina de 136 cv apenas na variante hatch.