
Mês de férias, estrada relativamente cheia. Como sempre, a faixa da esquerda, que deveria ficar liberada apenas para ultrapassagens, também está ocupada – e com veículos bem abaixo do limite de velocidade. Sem problema, e sem estresse. Entre outras qualidades, o BMW M4 , a R$ 429.950, é quase um abridor natural de caminho. E ele não faz isso à força. Pelo contrário. Nada de colar no carro da frente ou dar sinais de farol. O cupê alemão resolve as coisas civilizadamente.
Assim que o motorista reconhece o M4 pelo retrovisor, dá sinal e sai para a direita. E você continua até o próximo. O comportamento se repetiu inúmeras vezes durante a avaliação.
Caso o motorista esteja distraído e não perceba a aproximação, certamente vai ouvir o “latido” do motor se você reduzir uma marcha. O ronco amistoso também costuma ser o suficiente para o caminho à frente ficar livre. É um tipo de gentileza que não se vê todo dia.
O que a BMW cobra em reais, devolve em cavalos: o motor 3.0 de seis cilindros TwinPower Turbo gera 436 cv, o que resulta em quase R$ 1 mil por cavalo. Mas não é só isso. O cupê da linha M (inicial de Motorsport, divisão esportiva da marca) devolve também o dinheiro em satisfação ao volante.
Além do “passe livre” na estrada, o cupê tem vários atrativos, do chão ao teto, sob o capô e no próprio capô: note que a tampa tem um ressalto no centro. Foi uma providência para acomodar o intercooler (resfriador de ar) do propulsor. A mensagem é clara: o cupê tem tanto motor que ele mal cabe no lugar dele, e está “empurrando” a tampa.
Há uso intensivo de fibra de carbono: ela está no compartimento do motor, no teto (para redução do peso e do centro de gravidade) e por dentro.
No volante, os botões M1 e M2 permitem personalização das respostas de motor, câmbio, suspensão e direção. Pode-se programar as preferências e deixá-las arquivadas nas teclas. Assim, a um toque o carro fica mais ou menos bravo. No modo mais nervoso, automaticamente o controle de tração é desativado, o câmbio reduz uma marcha e o conta-giros aparece projetado no para-brisa, por meio do sistema conhecido como head up display.
O M4 cupê chega a 100 km/h em 4,1 segundos e a velocidade só para de subir quando ele atinge 280 km/h – 30 km/h além dos 250 km/h “regulamentares”, comuns nos carros alemães. Além da potência, o poderoso torque de 56,1 mkgf ajuda.
Embora feroz, o M4 também pode ser confortável: a suspensão é firme, mas não maltrata os ocupantes. E os bancos têm largas abas laterais ajustáveis, que “abraçam” o corpo. Após cerca de duas horas de teste e meio tanque de combustível, foi difícil se livrar desse abraço.
FICHA TÉCNICA
Preço sugerido – R$ 429.950
Motor – 3.0, 6 cilindros, 24V, turbo, gasolina
Potência – 436 cv a 5.500 rpm
Torque – 56,1 mkgf a 1.850 rpm
Câmbio – Automatizado, 7 marchas
0 a 100 km/h – 4,1 segundos
Velocidade máxima – 280 km/h
FONTE: BMW
BMW M4
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