
A nacionalidade alemã e o porte avantajado não são as únicas semelhanças entre o Audi S7 e o BMW M5. Os dois modelos têm motores V8 biturbo, apelo esportivo e, no Brasil, preço na casa dos R$ 500 mil. Por isso, colocamos essas feras lado a lado para um comparativo cheio de velocidade.
Na prática, quem se interessar pelo cupê da Audi gastará menos, pois sua tabela começa em R$ 483.700. Ao acrescentar todos os opcionais disponíveis, o valor sobe para R$ 523.200. O invocado sedã da BMW é oferecido no Brasil em pacote único, por R$ 557.300.
Mesmo custando mais, o M5 derrotou o competente rival da Audi. A força superior foi um dos motivos: seu “vê-oitão” 4.4 entrega 567 cv de potência, ante os 426 cv do 4.0 do S7. Além dessa vantagem, o BMW se destaca por ser mais bem equipado de série e por ter manutenção menos salgada.
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Em termos de acabamento, os dois carros são exemplares. Seja no desenho da cabine, nos materiais empregados e na disposição dos comandos. Ao dar a partida, o urro grave dos motores desses carros impressiona. Mas, ao pisar fundo no acelerador, é o M5 que provoca maior frio na barriga, graças aos seus brutais 69,3 mkgf de torque despejados nas rodas traseiras. No S7, a força máxima é de 56 mkgf e a tração, integral.
Tanto Audi quanto BMW têm câmbio automatizado de sete marchas e dupla embreagem. A caixa do M5 é um pouco mais eficiente e faz trocas manuais “de verdade” quando se pressiona a tecla “M” (modo esportivo) no volante. Em curvas, esses alemães permanecem colados ao chão, o que encoraja o motorista a acelerar – desde que todos os recursos de segurança, como controle de tração, estejam acionados. Ao desligar esses sistemas, os carros ficam ariscos (especialmente o BMW) e é preciso perícia para domá-los.
Tecnologias de ponta e caríssimas
Sim, M5 e S7 são carros muito carros, mas justificam cada centavo por terem mecânica competente e vasta oferta de recursos tecnológicos. Há sistema start&stop (que desliga e religa o motor quando se pressiona ou tira o pé do freio), head up display (projeta informações do velocímetro no para-brisa) e assistente de visão noturna (auxilia o motorista a detectar pedestres e animais), entre outros dispositivos.
Alguns, porém, como o head up display e o night vision, são opcionais no Audi. O pacote sai por R$ 34.500 e inclui limitador de velocidade adaptativo, que freia sozinho para impedir que o carro se choque com o veículo da frente. Essa tecnologia não é oferecida no BMW.
Outro trunfo do S7 é o sistema que desliga quatro dos oito cilindros do motor em uma condução mais suave (em estradas, por exemplo), para reduzir o consumo de combustível. No M5, economizar gasolina não é prioridade. Prova disso está no console, onde há vários botões para ajuste fino da esportividade do sedã. Pode-se controlar funções como giro do motor, tempo de abertura das válvulas, respostas do câmbio e intensidade de atuação da direção e suspensão.
Mas, com esses carrões, nem tudo é diversão, principalmente na hora da manutenção. O preço do jogo de velas para o M5 (R$ 1.654) ou do farol do S7 (R$ 29.159 cada) pode aborrecer qualquer um. O custo do seguro também assusta. A apólice para o M5 sai por R$ 24.612. As companhias consultadas não tinham cotações para o S7. Por isso a nota desse item foi descartada.