O Salão de Paris foi palco do lançamento da sétima geração do BMW Série 3, que chegará ao Brasil no segundo semestre do ano que vem vindo da Alemanha. Um dos carros mais importantes para a marca, o sedã ficou ligeiramente maior em todas as dimensões e ganhou visual mais imponente, ainda que mantenha muitas semelhanças com o carro que sai de linha.
+ Conheça o Instagram do Jornal do Carro
A geração G20 é 8,5 centímetros mais comprida, chegando a 4,70 metros. Ficou 1,6 centímetro mais larga e teve o entre-eixos aumentado em 4,1 centímetros, para 2,85 metros, o maior da categoria.
Continua depois do anúncioA dianteira lembra bastante o atual Série 5, renovado recentemente. Os LEDs diurnos contornam os faróis por baixo e o para-choque muda de acordo com a versão. Atrás, as lanternas estão mais afiladas, dando a sensação de maior largura do carro.
Série 3 mais tecnológico
Dentro, o Série 3 ganhou mais tecnologia. O painel é virtual com tela de 8,8 polegadas e há ar-condicionado automático de três zonas, câmera de ré e vidros mais espessos, para melhorar o isolamento acústico. A versão M Sport ganha cluster de instrumentos maior, com 12,3 polegadas, e uma tela central de 10,3 polegadas que controla as funções do carro.
A BMW também lotou o carro com sistemas de segurança ativa. O modelo tem alertas de colisão iminente, detector de pedestres, frenagem automática e controle de cruzeiro adaptativo de série em todos os modelos. Um pacote de opcionais adiciona monitores de faixa de rolamento, assistente de tráfego cruzado e até alerta de direção contrária.
Há também uma assistente pessoal instalada na central multimídia. O sistema pode ser ativado quando o motorista disser “Hey BMW”. A partir daí, o carro aprenderá rotinas e hábitos sozinho, como rotas para o trabalho e até o uso de itens como aquecimento dos bancos.
Sob o capô, o novo Série 3 foi lançado com apenas duas versões, 320d e 330i. O motor a diesel é um 2.0 turbo com 190 cv e 41 mkgf. O 330i é a gasolina e tem um 2.0 turbo de 258 cv com os mesmos 41 mkgf de torque. Segundo a marca, o 330i acelera de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos.
Em 2019, a BMW lançará o M340i com o seis cilindros biturbo de 3,0 litros e 387 cv. Posteriormente, o aguardado M3 também chegará às ruas.