A BMW apresentou pela primeira o Série 1 Sedan, menor três volumes da marca alemã, que foi desenvolvido com sua parceira chinesa Brillance exclusivamente para o gigante asiático. O carro está no Salão do Automóvel de Guangzhou.
O modelo, que tem como alvo a nova geração de compradores da China, é o único sedã da marca chinesa com tração dianteira, já que ele foi desenvolvido sobre a plataforma ULK, a mesma do monovolume Série 2 Active Tourer, do X1 e da Mini.
Continua depois do anúncioApesar de tecnicamente diferente, o Série 1 Sedan guarda muitas semelhanças visuais com o Série 2, cupê duas portas e tração traseira. Entre as similaridades estão os faróis afilados de LEDs, o “duplo rim” da grade do motor curvado e o longo capô.
Por dentro, o painel traz uma central multimídia com tela de LED de 8,8 polegadas. Há ainda head-up display, que projeta as imagens do painel de instrumentos no para-brisas, ar-condicionado com duas zonas e vários opcionais.
Na China, ele virá equipado com os motores turbo 1.5 de 136 cv e 2.0 de 192 cv ou 231 cv, que podem ser associados a um câmbio manual de seis marchas ou automático de oito. Seu preço inicial será de 180 mil Yuan, cerca de US$ 26 mil (R$ 87 mil).
Brasil. Em proporções, o Série 1 Sedan é um rival do Mercedes-Benz CLA e do Audi A3 Sedan. E assim como Audi, que é fabricado no Brasil, está sendo cotado para ser produzido na fábrica nacional da BMW em Araquari (SC), de onde saem o Série 1, Série 3, X1, X4 e Mini Countryman.