A BMW vai estrear uma nova tecnologia para as rodas em 2020. As peças serão mais leves e aerodinâmicas. As unidades serão produzidas em alumínio e com pastilhas mais leves e projetadas individualmente.
A estreia mundial será no iX3, o primeiro SUV elétrico da fabricante alemã, e estarão disponíveis também no iNext e i4, a partir de 2021.
Em relação ao BMW X3 convencional, por exemplo, as rodas oferecem menos resistência ao ar. O arrasto aerodinâmico é 5% menor, além de ser 2% mais eficiente e 15% mais leve. Tudo isso graças ao fluxo de ar em torno dos arcos das rodas.
As dimensões da roda garantem a robustez necessária para encarar variados tipos de terrenos. Já o design pode variar, permitindo uma grande variedade de possibilidades para modelos futuros.
Nova tecnologia
As rodas aerodinâmicas do BMW iX3 combinam construção leve e resistência ao ar reduzida com a elegância esportiva de uma roda de alumínio com raios V de uma maneira totalmente nova.
Além disso, a nova roda de base é fabricada com menos material que seu precursor. Isso aprimora tanto a dinâmica de condução quanto a eficiência.
A empresa clama ser a primeira fabricante de automóveis a combinar rodas de alumínio fundido com pastilhas constituídas por um suporte de plástico e uma superfície visível de alumínio.