Você está lendo...
BMW prepara lançamento de novo motor a diesel
Notícias

BMW prepara lançamento de novo motor a diesel

Novo 3.0 de seis cilindros terá sistema semi-híbrido para diminuir emissões de poluentes de motorização a diesel

Redação

24 de abr, 2020 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

diesel
Novo motor terá potência de até 340 cv
Crédito:BMW/Divulgação
diesel

Embora várias marcas estejam cancelando o desenvolvimento de motores a diesel, a BMW se prepara para lançar um novo propulsor deste tipo. Trata-se de um seis cilindros em linha de 3,0 litros semi-híbrido com sistema elétrico de 48V.

CURTA O CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE

A unidade será aplicada inicialmente no Série 3 e nos SUVs X5 e X6. Haverá duas faixas de potência, com 286 cv e 340 cv. O novo motor é uma das partes finais do processo de renovação dos motores da marca.

Publicidade


No início do ano, a BMW confirmou que irá tirar de linha o poderoso seis cilindros a diesel com quatro turbos, que equipava as versões M50d de vários modelos. O propulsor entrega 400 cv e muito torque às quatro rodas, e era um dos poucos quadriturbos ainda em produção no mundo.



Na outra ponta da linha, a marca também vai tirar de cena o 1.5 turbo de três cilindros a diesel que equipa algumas versçoes do Mini. O compacto inglês deverá ganhar variantes elétricas e híbridas, deixando de lado o combustível.


Entre os motores a gasolina, a BMW também prepara o fim de seu V12, atualmente usado apenas no Série 7. Segundo apuração da revista inglesa Top Gear, o V12 deverá continuar em linha até 2023. Mas poderá ser descontinuado até antes.

Diesel banido

O fim de motores a diesel tem uma causa clara. Vários países europeu vem endurecendo suas normas anti-poluição, tornando esses motores inviáveis. Além disso, países como Inglaterra, França, Alemanha e Noruega já têm planos concretos para banir a venda de carros novos a movidos a óleo. A Noruega planeja, inclusive, vender apenas carros elétricos já em 2025.

Deixe sua opinião