BMW quer comprar a Jaguar Land Rover

Relatório global de uma corretora aponta que a BMW estaria pronta para comprar a Jaguar Land Rover da indiana Tata Motors

Land Rover
SUVs da JLR Crédito: JLR/Divulgação

A Tata Motors deve vender a Jaguar Land Rover para a fabricante alemã de carros de luxo BMW por um valor de 9 bilhões de libras, cerca de R$ 47 bilhões. A informação vem da corretora global Bernstein.

INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE

Em um relatório para seus clientes, a Bernstein disse que a BMW está super capitalizada e pronta para compra. “A BMW atingiu os limites de crescimento para sua linha de produtos e marca. Os retornos sobre o capital de uma nova expansão parecem questionáveis. Por outro lado, a JLR poderia ser adquirida com um desconto no valor contábil. Com a ajuda da BMW, ela poderia retornar à lucratividade ”, informou a relatório.

Ainda segundo o documento, a BMW poderia rapidamente reduzir os custos de investimento da JLR e aumentar as margens, aproveitando suas próprias plataformas, motores, escala de compra e controle de qualidade. A criação de valor seria substancial e poderia aumentar os ganhos da BMW em 20%.

A Tata Motors comprou a Jaguar Land Rover em junho de 2006 por US$ 2,3 bilhões e, após um longo período, a empresa está perdendo dinheiro nos últimos trimestres. Em julho, a JLR anunciou que uniu as mãos à BMW para desenvolver sistemas de acionamento elétrico de última geração e, desde então, há especulações de que a BMW compraria a JLR. A Tata Motors negou qualquer negociação com a BMW para venda de participação.

BMW já foi dona da Land Rover

A BMW já foi dona da Land Rover e do grupo Rover de 1994 a 2000. Foi um período traumático para a empresa bávara e há executivos em Munique que ainda estão emocionalmente assustados com a experiência. Mas parece que a possibilidade de um novo crescimento para o grupo está falando mais alto.


Ofertas 0KM

Mais ofertas

Mais ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais


Notícias relacionadas