Diogo de Oliveira, special para o Jornal do Carro

09/10/2020 - 4 minutos de leitura.

BMW Série 128ti: motor de 265 cv e tração dianteira para encarar o Golf GTI

Nova versão apresentada na Europa resgata sigla usada pela última vez nos anos 1990 e traz o tempero especial da divisão M; vendas do 128ti começam no mês que vem

BMW 128ti 2021 Crédito: BMW/Divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

A BMW apresentou na Europa uma nova versão vitaminada do hatch Série 1 para brigar na categoria do Volkswagen Golf GTI. Com tração dianteira e ajustes da divisão M, o 128ti resgata a sigla de “Turismo Internazionale”. Muito utilizada pela marca nas décadas de 1960 e 1970, apareceu pela última vez nos anos 1990, com o Série 3 Compact, justamente o antecessor da linha Série 1.

O “hot hatch” chega para preencher a enorme lacuna entre as versões básicas e a poderosa M135i xDrive. Ao passo que mantém a tração dianteira, o 128ti é equipado com o motor 2.0 turbo a gasolina. O propulsor, inclusive, foi modificado pelos engenheiros da Motorsport e gera 265 cv de potência. O torque de 40,8 mkgf produz aceleração de zero a 100 km/h em rápidos 6,1 segundos. A máxima é limitada a 250 km/h.

Continua depois do anúncio

O 128ti é o primeiro esportivo de tração dianteira preparado pela divisão M, o que pode desagradar clientes e fãs mais ortodoxos. Entretanto, o pacote de modificações é extenso, e incluí peças presentes no M135i. Há barras estabilizadoras, freios de alta performance, suspensão rebaixada em 10 milímetros e o diferencial Torsen de deslizamento limitado. Até a transmissão de oito marchas foi recalibrada.

Capricho no design do 128ti

O design recebeu algumas customizações interessantes. Um kit aerodinâmico deixa o para-choques dianteiro com aspecto mais esportivo, há molduras vermelhas e peças, como as saias laterais, além da inscrição “ti” em estilo retrô e retrovisores e grade frontal em black piano. As rodas são de 18 polegadas com opção de um conjunto de 19 polegadas com pneus Michelin Pilot Sport.


Por dentro, o hatch conta com elementos próprios. Há ampla forração de couro preto com costura pespontada vermelha, e o detalhe principal é a inscrição “ti” bordada em vermelho no apoio de braço entre os bancos da frente. Na eletrônica, destaque para o sistema que simula o ronco do motor a partir dos alto-falantes. A marca promete uma “experiência auditiva emocionante e esportiva”.

Por enquanto, não há previsão de o Série 128ti chegar no Brasil. As vendas na Europa começam em novembro.

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se


Notícias relacionadas

Notícias

Tesla revela novo Model 3 com desempenho impressionante

Notícias

Híbrido flex da Stellantis: veja quando chega e como funciona

Notícias

Mitsubishi L200 ganha série com internet Starlink, de Elon Musk

Notícias

Novo Peugeot 2008: quando chega a nova geração do SUV

OFERTAS 0KM
A partir de R$ 245.490,00

Mitsubishi L200 Triton Sport Outdoor GLS

De R$ 106.890,00 por R$ 97.990,00 OU

Hyundai HB20 Comfort Plus 1.0 TGDI

R$129.990,00

Caoa Chery Tiggo 5X PRO

R$144.990,00

Caoa Chery Tiggo 5X Pro Hybrid Max Drive

De R$ 86.490,00 por R$ 75.990,00

Hyundai HB20 Comfort Plus 1.0 MT

R$ 189.990,00 TAXA 0%

Caoa Chery Tiggo 8 MAX DRIVE

VER TODAS AS OFERTAS