A BMW acaba de lançar no Brasil a linha 2024 do Série 3, modelo de luxo mais vendido do País. Com montagem na fábrica de Araquari (SC), o sedã premium muda pouco e tem como principal novidade uma nova pintura na cor vermelho cereja, chamada de “Melbourne” pela marca. Em relação a linha 2023, o Série 3 ficou entre R$ 5.000 e R$ 9.000 mais caro. Assim, parte de R$ 320.950 na versão de entrada 320i GP.
Cabe lembrar que o sedã de luxo recebeu visual renovado e interior com novos equipamentos no final de 2022, ainda na linha 2023. Em relação ao design, pouco mudou. Houve um retrabalho nos faróis, por exemplo, na grade dianteira e no para-choques, que ganhou novas entradas de ar. Na traseira, por sua vez, o sedã ganhou novas lanternas.
Seja como for, a nova cor Vermelho Melbourne se soma à outras 5 opções, que são: Branco Alpino, Preto Safira, Cinza Skyscraper, Azul Phytonic e Azul Portimão.
Interior moderno e conectado
Na cabine, a reestilização do Série 3 se destacou pelo BMW Live Cockpit Professional. Basicamente, como no SUV elétrico IX, são duas telas curvas reunidas em uma mesma peça. Enquanto o quadro de instrumentos tem 12,3″, a central multimídia mede 14,9″.
Além disso, o sedã se destaca pela boa lista de equipamentos. Tem ar-condicionado automático e digital com três zonas, faróis adaptativos e iluminados por LEDs e chave presencial. Há ainda assistentes de manobras, de estacionamento e de direção. Este último reúne, por exemplo, alertas visuais e sonoros, condições de tráfego cruzado, mudanças involuntárias de faixa, entre outros recursos.
Motor não muda
Para se mover, as três versões do novo BMW Série 3 nacional (320i GP, Sport GP e M Sport) contam com o conhecido motor TwinPower 2.0 turbo com quatro cilindros. O propulsor gera potência de 184 cv e 30,6 mkgf. Para ajudar, atua o câmbio automático de 8 marchas. De acordo com a BMW, são 7,1 segundos para que o carro acelerar de zero aos 100 km/h. Além disso, atinge 235 km/h de velocidade máxima. A tração, como manda a tradição, é traseira.
Já a configuração híbrida plug-in, que chegou ao catálogo do sedã no final de 2022, une o motor a gasolina a um elétrico. Juntos, entregam 292 cv de potência e 42,8 mkgf de torque. De acordo com a fabricante, para acelerar de zero a 100 km/h o sedã gasta 5,8 segundos.
Veja os preços da linha 2024 do BMW Série 3:
BMW 320i GP: R$ 320.950
320i Sport GP: R$ 341.950
320i M Sport: R$ 361.950
330e M Sport: R$ 409.950
Siga o Jornal do Carro no Instagram!