A BMW já desenvolve um sistema de recarga de veículos elétricos sem fio. O trabalho é feito em conjunto com a Daimler e se destaca pela alta taxa de eficiência, que se traduz em recargas mais rápidas do que os métodos usados até hoje.
++ Siga o Jornal do Carro no Facebook
++ BMW M4 faz manobra em porta-aviões
Publicidade
A tecnologia usa duas bobinas, uma no carro e outra numa base posicionada no chão da área de recarga. A transferência da energia é feita por campo magnético alternado. Tudo o que o motorista precisa fazer é parar o carro corretamente em cima da plataforma e acionar um botão dentro do carro para a recarga ser iniciada.
Por enquanto, os testes trabalham com uma taxa de 3,6 kWh, mas o sistema suporta até 7 kWh, que deve suprir carros com baterias maiores e sistemas elétricos mais complexos, previstos para os futuros modelos.
A novidade ainda não tem data para chegar ao mercado, mas a expectativa é que o lançamento ocorra até 2020, dado o crescimento nas vendas de carros elétricos e o desenvolvimento de novos modelos plug-in, que deve alavancar o uso dos postos de recarga.