Marcelo Fenerich
Ao sentar no banco da versão de entrada do BMW X1, sDrive 18i, toda a emoção que o visual externo inspira começa a desaparecer. Não que ele seja um carro ruim, mas por R$ 114.900, tabela sugerida pela fabricante, falta esportividade tanto em detalhes do interior como no desempenho do modelo alemão.
Na cabine há apenas o essencial para garantir conforto aos ocupantes. O câmbio é automático de seis marchas com opção de trocas sequenciais, há direção assistida, comandos do som no volante e ar-condicionado automático. O motor é um quatro cilindros de 2 litros que demora para embalar o modelo e seus 1.455 quilos. Com ele o X1 18i leva 10,4 segundos para ir de 0 a 100 km/h e chega a 200 km/h. Como comparação, o Linea LX versão de entrada do sedã Fiat, que tem 1.315 quilos e motor 1.8 de até 127 cv, faz o mesmo em 10,5 segundos.
Ainda para efeito de comparação, o Volkswagen Tiguan 2.0 TSI, concorrente direto do X1, tem tabela de R$ 99.900, vem com tração nas quatro rodas e motor quatro-cilindros 50 cv mais potente. Por outro lado o BMW até que é econômico. Ele roda, em média, 11,9 km/l de gasolina em uso misto (cidade-estrada). Todas as informações são das respectivas fabricantes.