BMW X2 M35i mostra disposição em Interlagos

Avaliado na pista, BMW X2 M35i apresentou bom comportamento em curvas e vigor nas acelerações

BMW X2 M35i
Com motor 2.0 turbo de 306 cv, versão esportiva do X2 faz 0 a 100 km/h em 4,9 segundos Crédito: JF Diorio/Estadão

Ele nasceu há dois anos, para conquistar aquela clientela que deseja um carro altinho e de visual parrudo. Para isso, o BMW X2 chegou com linhas elegantes, sem ser grandalhão. Agora, com a chegada da versão M35i, o X2 estreia seu capítulo mais interessante.

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A versão esportiva do modelo está em regime de pré-venda no Brasil, por (segure-se na cadeira) R$ 313.950. As entregas devem começar no mês que vem. Porém, se serve como consolo, além do preço há outros números que também chamam a atenção – e desta vez pelo lado positivo.

Pela primeira vez, a BMW passa a vender no Brasil um modelo com motor de quatro cilindros preparado pela divisão M Performance. E começou bem. O motor 2.0 turbo rende 306 cv de potência e 45,9 mkgf de torque. Como comparação, são 114 cv a mais que a versão sDrive20i M Sport X, que custa R$ 246.950.

Quer mais números interessantes? De acordo com a BMW, o M35i vai de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos, e alcança 250 km/h. Dirigimos o modelo em Interlagos, e ele não decepcionou. O modelo mostra saúde na aceleração. Mesmo na longa subida dos boxes de Interlagos, o carro de 1.610 kg avança decidido. As trocas do câmbio automático de oito marchas são rápidas, e o modelo dispõe também de controle de largada, para arrancadas mais eficientes.

X2 M35i quase não balança nas curvas

Para começar, esqueça aquela sensação de balanço de carroceria típica de SUVs. A propósito, em vez de “SUV”, a BMW adota para o X2 a classificação “SAV” (de sports activity coupe). Nas curvas, o X2 M35i passa muita confiança, devido ao alto grau de estabilidade.

Vários fatores contribuem para isso, sendo que o principal é a tração integral que acompanha a versão. Mas há também rodas aro 20 e pneus de perfil baixo (225/45). Além disso, a suspensão foi recalibrada, com o objetivo de deixar o carro – literalmente – mais “no chão”. Nessa versão, o X2 é 2 cm mais baixo, o que ajuda na estabilidade e comportamento em curvas. Os freios também foram retrabalhados, e o modelo vem com as pinças pintadas de azul, marca registrada da divisão M.

Modelo tem visual discreto

Embora o X2 M35i seja nervoso na pista, o visual é discreto. Além das rodas maiores, o modelo vem com o pacote M Performance, composto por defletor de ar no alto da tampa traseira e soleira das portas com a inscrição da versão, entre outras sutilezas.

Por dentro, a esportividade é um pouco mais evidente. Os bancos de Alcantara têm desenho esportivo e bom apoio lateral. Além disso, há uma faixa central de tecido, que não apenas melhora o aspecto como reduz a energia eletrostática, de acordo com a BMW. O pacote M Sport inclui ainda volante, acabamento de alumínio no painel e cintos de segurança com as cores da divisão M (azul e vermelho).

Fazem parte da lista de equipamentos de série, entre outros itens, head-up diplay, faróis de LEDs (alto e baixo), teto solar panorâmico, seis air bags, pneus do tipo run-flat, sistema de som Harman Kardon de 12 alto-falantes, central multimídia com tela de 8,8″, etc. Há ainda Parking Assistant (faz manobras de estacionamento), sistema de manutenção em faixa e frenagem automática. O porta-malas tem capacidade para 470 litros.


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