BMW X4 de entrada cumpre seu papel

Versão xDrive 28i do crossover BMW tem motor quatro-cilindros de 245 cv e preço sugerido de R$ 274.950

Por 13 de mai, 2015 · 6m de leitura.
Carroceria tem linhas de utilitário, cupê e hatch

Primeiro veio o X6, depois o Série 5 GT. Agora, a BMW investe no X4, que está à venda no Brasil a partir de R$ 274.950. Em comum, os três modelos alemães combinam vários tipos de carroceria – o objetivo é agradar clientela diversificada.

Irmão menor do X6, o crossover X4 é oferecido em duas versões no País. A xDrive 28i, de entrada, tem motor 2.0 de quatro cilindros e 245 cv. A de topo, xDrive 35i, traz o 3.0 de 306 cv e parte de R$ 316.950.


A opção avaliada, 28i, mostra certa esperteza nas retomadas de velocidade, pois seu biturbo tem bons 35,7 mkgf a baixíssimas 1.250 rpm e o câmbio automático de oito marchas é rápido e eficiente. Mas, para quem conhece o desempenho do sedã 328i, que traz o mesmo conjunto mecânico, o comportamento da versão de entrada do X4 pode ser frustrante.

Enquanto no três-volumes o temperamento beira a esportividade, o crossover, que é pesadão, apenas cumpre o que se espera dele, sem doses extras de emoção. Não chega a deixar o motorista na mão em ultrapassagens, por exemplo, mas está longe de ser o tipo de carro que faz o corpo grudar contra o banco quando se pressiona o pedal do acelerador com força.

É possível mudar as respostas do carro escolhendo um de seus quatro modos de condução. No EcoPro, para economia de combustível, o motor trabalha em rotações baixas.


O Normal é para o dia a dia e melhora um pouco as respostas do conjunto mecânico. O Sport proporciona fortes retomadas de velocidade, úteis em ultrapassagens, por exemplo, pois o 2.8 gira acima de 3 mil giros. O Sport+, por sua vez, reduz a atuação do controle eletrônico de estabilidade.

Além de mudar o gerenciamento de motor e câmbio, os modos Normal, Sport e Sport+ atuam na suspensão, que fica macia, para privilegiar o conforto, ou firme, o que melhora o desempenho em curvas. O X4, aliás, se sai muito bem em vias sinuosas, pois seus controles eletrônicos corrigem a trajetória das rodas e reduzem a rolagem da carroceria.

POR DENTRO


Se por um lado o teto baixo garante um visual bastante atraente, por outro reduz o espaço para pessoas com mais de 1,8 metro de altura. Tanto nos bancos da frente quanto atrás, é preciso cuidado para não raspar a cabeça no forro.

A coluna “C” rebaixada também não ajuda os passageiros altos que ocupam o banco traseiro. Mas eles contam com amplo espaço para as pernas graças aos 2,81 metros de distância entre os eixos. Dois adultos e uma criança ficam bem acomodados nesta seção do carro.

O porta-malas é amplo, com 500 litros de capacidade. Embora não possa ser ocupado até o nível do teto, como nos utilitários-esportivos e peruas, leva pelo menos quatro malas de tamanho médio.


Mesmo na versão de entrada, o acabamento do X4 é caprichado. Há revestimento de couro nos bancos, portas e volante, que também tem detalhes de alumínio, material presente no painel e console centrais.

Além da predominância de madeira, que confere requinte à cabine, há comandos para várias funções do carro, como os seletores dos modos de condução e do sistema multimídia, cujas informações são projetadas na tela central de 6,5”.

FICHA TÉCNICA


Preço sugerido – R$ 274.950
Motor – 2.0, 4 cil., 16V, gasolina
Câmbio – Automático, 8 marchas
0 a 100 km/h – 6,4 segundos
Comprimento – 4,67 metros
Entre-eixos – 2,81 metros
Peso – 1.815 quilos
Porta-malas – 500 litros
Rodas – 19 polegadas

FONTE: BMW