Você está lendo...
Tudo sobre o Rolls-Royce da posse de Bolsonaro
Notícias

Tudo sobre o Rolls-Royce da posse de Bolsonaro

Modelo Wraith conversível de 1952 é carro presidencial para grandes eventos. Conheça detalhes

Rafaela Borges

01 de jan, 2019 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Rolls-Royce Silver Wraith
Silver Wraith
Crédito:Bolsonaro e Michelle desfilam pelas ruas de Brasília com Rolls-Royce conversível (Foto: Gabriela Biló/Estadão)
Rolls-Royce Silver Wraith

Jair Bolsonaro optou por desfilar em carro aberto até o Congresso Nacional, onde toma posse. O modelo escolhido é o principal da frota da presidência, o Rolls-Royce Silver Wraith 1952.

O conversível transporta Bolsonaro e sua esposa, Michelle. Havia a possibilidade de o presidente usar um modelo fechado, por questões de segurança. Porém, ele optou pelo Rolls-Royce.

IVEJA TAMBÉM: OS CARROS MAIS QUERIDOS DA HISTÓRIA DO BRASIL

Publicidade


LEIA TAMBÉM

 


 

O primeiro cortejo leva Bolsonaro e Michelle da Catedral de Brasília em direção ao Congresso Nacional. Em outro carro estarão o vice-presidente eleito, Antonio Hamilton Mourão, e sua esposa, Paula.

Às 15h, o cortejo deverá chegar ao Congresso.


Rolls-Royce Silver Wraith em detalhes

De acordo com o Ministério da Defesa, o Rolls-Royce Wraith está no Brasil desde 1953. O primeiro a utilizar o carro, muito comum em desfiles de 7 de setembro, foi Getúlio Vargas.

Desde então, quase todos os chefes de Estado já usaram o modelo em pelo menos uma ocasião – também conforme o ministério.

VÍDEO DA SEMANA: LEVANTAMOS POEIRA COM A FORD F-150 RAPTOR


O Rolls-Royce Silver Wraith tem 2,5 toneladas e 5,65 metros de comprimento. A capacidade é para transportar até sete pessoas.

O modelo usa motor do modelo é um seis-cilindros. Até hoje, o Ministério da Defesa preserva o certificado original de garantia do carro (abaixo).


Cuidados

E por falar em originalidade, o carro de luxo tem apenas peças originais. Antes de ser usado em cerimônias, ele passa por um longo processo de preparação. Há uma equipe responsável por polimento, pintura e revisões mecânicas.

Além disso, ao menos uma vez por semana, o carro sai da garagem e roda por 20 minutos. Seu hodômetro marca pouco mais de 30 mil km rodados.


História

De origem britânica, o Rolls-Royce Silver Wraith presidencial, fabricado em 1952, saiu de Londres em fevereiro de 1953, rumo ao Brasil. Ele foi embarcado no navio Highland Princess, e levado ao Rio de Janeiro, então capital do País.

Fernando Henrique Cardoso em desfile de 7 de setembro de 2000 com o Rolls-Royce Silver Wraith (Foto: Jamil Bittar/Reuters)

O conversível foi usado pela primeira vez em 1º de maio de 1953, durante as comemorações do Dia do Trabalho em Volta Redonda (RJ). Getúlio Vargas desfilou, na ocasião, no Silver Wraith.


Em 1968, oito anos após a troca da capital federal, o carro foi levado a Brasília. Além dos chefes de Estado do País, já foi usado por autoridades em visita ao País, como a Rainha Elizabeth, da Inglaterra, e o francês Charles De Gaulle.

 

Deixe sua opinião