Para tornar a direção de veículos autônomos mais segura, a Bosch e a Microsoft discutem a aplicação de uma inteligência artificial generativa para o setor automotivo. Apesar de muitos avanços tecnológicos em relação ao uso de condução autônoma, ou seja, sem motoristas humanos, as empresas visam criar um sistema de auxílio específico.
O CEO da Bosch, Stefan Hartung, afirma que a marca alemã está “trabalhando para trazer uma nova perspectiva do uso de inteligência artificial em veículos”. Segundo o executivo, a ideia é aprimorar o sistema de direção já existente, de maneira que possa interpretar situações perigosas. Esta não é a primeira colaboração entre Bosch e Microsoft. Anteriormente, as empresas se uniram para desenvolver uma espécie de “nuvem” de memória para carros.
Inteligência Artificial para segurança de pedestres
A colaboração entre as duas empresas pretende levar as funções de condução a outro nível. Apesar dos assistentes de direção automática conseguirem identificar pessoas, animais, objetos e veículos, a intenção é que no futuro a IA possa interpretar situações que podem levar a um acidente. Por exemplo, entender se um objeto na estrada é uma sacola plástica ou a carcaça de um veículo. Esta informação poderia ser utilizada para iniciar manobras de evasão.
O CEO da Microsoft, Uli Homann, afirmou que “o compromisso é manter as estradas seguras”. “A Microsoft está ansiosa para colaborar com a Bosch nesta ideia pioneira”, declarou. Vale destacar que a Bosch já usa a IA generativa em diversas áreas da empresa, como em chatbots que integram o suporte técnico e o atendimento a clientes.
Bosch colabora com outras empresas de tecnologia
Uma pesquisa realizada pela Bosch mostra que 64% das pessoas acreditam que este tipo de tecnologia é de extrema importância para o futuro. Além disso, a empresa também trabalha com AWS, Google e Aleph Alpha, em busca de novidades para o setor automotivo. Em parceria com a Aleph Alpha, por exemplo, a Bosch desenvolve um sistema de reconhecimento de voz baseado em IA para aprimorar o atendimento ao cliente.
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