Você está lendo...
Bosch usa explosivos por segurança em acidentes com elétricos
Notícias

Bosch usa explosivos por segurança em acidentes com elétricos

Sistema interrompe alimentação de baterias de alta voltagem e impede choques e incêndios. Bosch usa cargas parecidas com as de air bags

Redação

09 de out, 2019 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

bosch
Sistema dá mais segurança a elétricos
Crédito:Foto: Bosch/Divulgação
bosch

A Bosch desenvolveu um sistema pra lá de ousado para controlar possíveis consequências de um acidente envolvendo carros elétricos. A fornecedora colocou pequenas cargas explosivas para interromper a fiação que liga as baterias de alta voltagem ao restante do carro. Isso elimina riscos de choques elétricos ou até incêndios. O sistema é chamado pela empresa de Pyrofuse.

INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE

Os pequenos explosivos são acionados por sensores que detectam desacelerações súbitas. O sistema é semelhante ao usado em carros a gasolina, onde as linhas de combustível são interrompidas em caso de acidente. No entanto, o sistema da Bosch destrói as conexões e não é reversível. Portanto, só deve ser acionado em colisões graves, onde o restante do carro provavelmente também não será salvo.

Publicidade


Apesar de soar estranho, as cargas explosivas são muito pequenas e desenvolvidas especialmente para esse propósito. O funcionamento é semelhante ao sistema que infla air bags ou dispara os pré-tensionadores dos cintos de segurança. Segundo a sistemista, os circuitos que acionam os explosivos sçao menores do que uma unha, e acionam todo o sistema em frações de segundo.

Bosch já fornece sistema

O dispositivo já está em uso por algumas fabricantes, mas a Bosch não afirmou quais o usam. A marca pretende difundir o sistema de segurança para mais modelos elétricos e híbridos.

Muitos carros elétricos usam um sistema diferente, com a mesma funcionalidade. Trata-se de um interruptor também acionado por sensores de movimento. Ele desliga o motor elétrico e interrompe a alimentação das baterias, mas não destrói o circuito por completo como o sistema da Bosch.


Deixe sua opinião