Você está lendo...
Brasil tem menos mortes por acidentes; SP registra índice mais baixo da história
Notícias

Brasil tem menos mortes por acidentes; SP registra índice mais baixo da história

DataSUS aponta que País registrou queda anual de 7% entre 2015 e 2019. Mortes por acidentes passaram de 43 mil para 30 mil por ano

Vagner Aquino

20 de set, 2020 · 7 minutos de leitura.

Publicidade

CNH
PANDEMIA LEVOU A REDUÇÃO DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO
Crédito:Pixabay

Caminhões tombando pelas estradas, carros desgovernados, derrapagens, capotamentos. Essas situações estão mais raras no Brasil. É o que aponta o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS). De acordo com o estudo, o Brasil registrou uma queda anual de 7% nas mortes por acidentes de trânsito no período entre 2015 e 2019. O número caiu de 43 mil para 30 mil mortes por ano.

A boa noticia chega, justamente, na Semana Nacional de Trânsito (SNT) 2020. A ação, que vai até o dia 25, é promovida pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). O objetivo da mobilização nacional é conscientizar a população sobre a importância da responsabilidade no trânsito, a fim de proporcionar mais segurança para todos. Neste ano, o tema é: “Perceba o risco, proteja a vida”.

Mesmo com a queda, o diretor-geral do Denatran, Frederico Carneiro, considera “inadmissível que 30 mil vidas sejam perdidas, por ano, em decorrência de acidentes”. Ele prevê diminuição ainda maior desse número por meio de promoção da educação no trânsito. “Acreditamos que, desta forma, conseguiremos conscientizar a sociedade sobre os riscos e a importância de condutas responsáveis”, pondera.

Publicidade


Aprimoramento da segurança

Além de mais educação e consciência de motoristas, ciclistas e pedestres, a diminuição das mortes no trânsito brasileiro é reflexo, também, de outras medidas. Uma das principais delas é o aprimoramento da segurança dos veículos.

Desde 2014, por exemplo, freios ABS e air bags dianteiros são itens obrigatórios em qualquer carro zero-km vendido no Brasil. Itens, como frenagem autônoma, controles de estabilidade e de tração, entre tantos outros recursos, aliás, estão cada vez mais populares. Quanto mais barata fica a tecnologia, mais gente tem acesso e, consequentemente, maior a segurança.

acidentes

VOLVO

Algumas ações implementadas pelos Governos Federal, Estaduais e Municipais, também merecem destaque. Forte exemplo são as campanhas educativas, como Maio Amarelo e a própria Semana Nacional de Trânsito. As iniciativas buscam soluções para os problemas do trânsito.

Soma-se a isso, a intensificação na fiscalização. A blitz da Lei Seca, por exemplo, inibe e pune motoristas que dirigem embriagados. A melhoria da infraestrutura rodoviária também deve ser levada em consideração. Embora ainda haja muito a fazer nas estradas do País, medidas de engenharia de tráfego têm modernizado rodovias.

São Paulo

Segundo o Ministério da Saúde, São Paulo, havia diminuído as mortes no trânsito em 81,9% entre 2011 e 2018. Agora, a comemoração é ainda maior. De acordo com o Infosiga SP, gerenciado pela Secretaria de Governo coordenado pelo Detran, o índice de mortes por acidentes de trânsito no Estado chegou ao patamar mais baixo da história.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

De janeiro a agosto de 2020, São Paulo registrou 3.183 vítimas fatais. O número é 26% menor do que no mesmo período de 2015 (quando a medição começou a ser feita), com 4.327 óbitos. Em relação a atropelamentos, houve 758 vítimas fatais neste ano. Já em 2015, foram 1.196 – queda de 37%.

“Esse acompanhamento nos permite tomar decisões mais assertivas, desenvolvendo políticas públicas mais consistentes para a diminuição de mortes no trânsito paulista”, afirma o diretor-presidente do Detran.SP, Ernesto Mascellani Neto.


Acidentes entre veículos

Pioneiro no Brasil em fazer acompanhamento mensal das estatísticas de trânsito, o estudo revela que no mês passado quase 40% dos acidentes foram causados por conta de colisões entre veículos. Logo atrás vêm os que se colidiram contra objetos fixos (20,8%) e, na sequência, os atropelamentos (22,6%).

Apesar da diminuição em todos os tipos de casos, as ocorrências envolvendo motos foram na contramão. A falta de respeito ao trânsito e a pressa excessiva fez com que os casos subissem 7% na comparação entre o mês passado e agosto de 2019. Foram, respectivamente, 184 contra 172 óbitos. Com automóveis, foram 117 ocorrências contra 116 – 0,9%.

A maior redução ocorreu entre as bicicletas. Foram foram registradas 26 fatalidades (2020) contra 40 em agosto do ano passado (-35%). A queda também foi significativa entre os pedestres. Total de 99 óbitos no oitavo mês do ano contra 127 no mesmo período de 2019. Número 22% menor.


Estímulo

Em maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou a Década de Ação pela Segurança no Trânsito. A ação, que duraria entre 2011 e 2020 estabeleceu e recomendou aos membros a criação de um plano para estabilizar e reduzir o número de mortes.

Com base em estudos feitos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2009, cerca de 1,2 milhão de óbitos foram registrados em 178 países por acidente de trânsito. Engajado, o Brasil conseguiu diminuir os acidentes em 30% em nove anos, conforme a meta. Segundo dados do DataSUS, foram de 43.256 mil para 30.371 mil mortes neste período.

Deixe sua opinião