Um trânsito sem placas de sinalização e sem semáforos, por exemplo. É assim que os motoristas dirigem na Índia, o país que os turistas mais tem receio em dirigir. É o que indica um estudo realizado pelo site britânico Scrap Car Comparison. O levantamento aponta os países nos quais turistas ficam mais nervosos na direção. Entre eles, Índia, Venezuela e Tailândia lideram a lista. O Brasil, inclusive, aparece na 8ª posição, com uma “pontuação de medo” de 6,71 em uma escala de 10. Assim, representa um dos trânsitos em que os turistas mais tem receio de enfrentar.
Os resultados vieram com base em entrevistas feitas com motoristas de várias partes do mundo, que classificaram seu nível de nervosismo ao dirigir em países estrangeiros, dos números de 1 ao 10. O primeiro número representa a categoria “nada nervoso”, enquanto o último seria “extremamente nervoso”. Além disso, os participantes indicaram suas principais preocupações na direção. Foram indicadas dirigir no lado oposto da estrada, como é feito em muito países europeus, por exemplo. Os hábitos dos motoristas locais também aumentam a apreensão dos viajantes, de acordo com o estudo.
Índia: líder no medo entre todos os trânsitos
A Índia ficou em primeiro lugar, como o país onde os turistas se sentem mais intimidados ao dirigir. Isso porque o país é conhecido por seu trânsito caótico, com ruas compartilhadas por carros, motocicletas, riquixás e até animais. Tudo isso torna a experiência de dirigir muito desafiadora para quem visita o país. Cidades como Bengaluru e Pune, por exemplo, são famosas pelo tráfego intenso. Não à toa, a reputação do país é de que dirigir, e até caminhar pelas ruas, pode ser algo muito complexo para se fazer.
Veja abaixo os 10 países que os turistas indicaram ter mais receio em dirigir. A “escala de medo” está ao lado.
1. Índia – 7,15
2. Venezuela – 6,97
3. Zimbábue – 6,90
4. Marrocos – 6,87
5. Tailândia – 6,86
6. China – 6,84
7. Tunísia – 6,79
8. Brasil – 6,71
9. Colômbia – 6,71
10. Malásia – 6,70
Brasil no top 10
O Brasil ocupa a 8ª posição entre os países que mais deixam os motoristas apreensivos. Cidades como São Paulo, conhecida por seu congestionamento, podem ser fatores que contribuem para essa classificação. O trânsito intenso e a necessidade de se adaptar aos costumes locais geram dificuldades para quem dirige no país pela primeira vez, como é o caso dos turistas.
Além do Brasil, outras regiões da América do Sul e Ásia aparecem no topo da lista, como Venezuela e Tailândia. Esses países são frequentemente associados a tráfego denso e desorganizado, principalmente nas grandes metrópoles. No entanto, nenhum país europeu integra as primeiras colocações. Ainda assim, Hungria, Itália e Grécia apareçam como locais onde turistas também demonstram algum nível de receio ao dirigir.
Por outro lado, também é possível entender pela pesquisa quais seriam os países em que os turistas não se sentiriam tão apreensivos ao dirigir. Nesse sentido, a Holanda foi eleita o país mais tranquilo, com uma pontuação de apenas 4,41 de receio. As estradas bem conservadas e o tráfego organizado contribuem para que motoristas se sintam mais confiantes ao pilotarem volantes em ruas holandesas.
Maiores preocupações no trânsito
Entre as preocupações relatadas pelos turistas estão o receio de infringir as leis de trânsito locais e o medo de colisões causadas pela falta de familiaridade com as estradas. David Kottaun, gerente da Scrap Car Comparison, sugere que uma boa preparação é fundamental para aliviar esse sentimento. “Dedicar tempo para entender as leis de trânsito, planejar rotas e fazer pausas pode ajudar a reduzir os nervos, assim como o uso de aplicativos de navegação. O mais importante, porém, é dirigir devagar e planejar tempo extra para sua jornada”, destacou.
Confira abaixo as preocupações mais citadas no levantamento.
1. Dirigir no lado oposto da estrada – 56,2%
2. Direção perigosa de outros motoristas – 55,9%
3. Infringir acidentalmente uma lei de trânsito – 52,7%
4. Dirigir em estradas desconhecidas – 48,1%
5. Não entender as placas de trânsito – 43,1%
6. Segurança geral, como roubo de veículos – 33,3%
7. Envolver-se em um acidente e não conseguir se comunicar no idioma – 29,3%
8. Perder-se – 28,6%
9. Ser parado pela polícia e não conseguir se comunicar – 22,2%
10. Encontrar condições inesperadas nas estradas – 18,2%