O ano de 2024 foi brilhante para a BYD no Brasil – e no mundo, diga-se. Mas por aqui, a montadora chinesa teve uma ascensão espantosa. Até novembro, ficou entre as 10 marcas mais vendidas do País (ultrapassando a Caoa Chery e coladinha na Nissan) e bateu recordes atrás de recordes de vendas.
O último deles foi no mês de dezembro, quando emplacou nada menos que 10.091 carros. Quando comparado a 2023, a BYD registrou um crescimento de absurdos 327,7%. Assim, os emplacamentos chegaram a 76.713 unidades no ano passado. No ano anterior, foram 17.937 carros.
Dados impressionantes para uma empresa que tem no catálogo exclusivamente veículos eletrificados e relativamente nova no mercado brasileiro. Os números do fechamento das vendas totais do mercado brasileiro, entretanto, ainda não foram divulgados.
A marca também se destacou no segmento de carros elétricos com o Dolphin Mini. Foram quase 22 mil emplacamentos no fechamento de 2024 – lembrando que o modelo chegou às lojas brasileiras em março. De acordo com a BYD, sete em cada 10 veículos elétricos vendidos no Brasil são da montadora chinesa. No mesmo período, contudo, ficou com a medalha de prata entre os híbridos, atrás apenas do GWM Haval H6.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!