A briga pelo mercado de modelos híbridos ganhou mais um capítulo. A chinesa BYD vai isentar do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) toda a sua linha de modelos PHEV, desde que comprados em janeiro de 2025. A decisão foi tomada depois que o Governo do Estado de São Paulo colocar em prática uma lei que beneficia com isenção da alíquota modelos híbridos da Toyota, por exemplo.
Assim, depois da regulamentação da Lei 18.065 pelo Governo do Estado de São Paulo, ficam isentos de IPVA veículos híbridos flex e movidos a hidrogênio ou somente a etanol. Contudo, considerando os critérios estabelecidos pela lei, apenas dois modelos da rival Toyota foram beneficiados pela medida.
A razão se deve ao fato de que modelos híbridos flex tenham que contar com um “motor elétrico que tenha uma potência mínima de 40 kW (ou 54 cv) e que seja alimentado por um sistema de tensão com, no mínimo, 150 Volts, capaz de recuperar energia para as baterias”. Além disso, em qualquer circunstância, o modelo não pode ter valor superior a R$ 250 mil.
Apenas dois modelos híbridos da Toyota tem isenção de IPVA em SP
Desta maneira, apenas dois modelos híbridos se encaixam diretamente nos requisitos apresentados: os Toyota Corolla e Corolla Cross, em suas respectivas versões HEV (híbrido total/pleno). Apenas os dois modelos contam com um motor elétrico de 72 cavalos de potência e tensão de corrente de 200 V, por exemplo.
Importante mencionar que ambos os modelos têm produção no interior de SP, mais precisamente em Sorocaba. Além disso, antes da regulamentação da lei, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), já havia sinalizado que não isentaria o IPVA de modelos fabricados em outras regiões do País, e nem do exterior, por exemplo.
Assim, a BYD respondeu concedendo o IPVA pago aos compradores dos modelos Shark, King e da linha de SUVs Song: Song Plus, Pro e Premium. Desta forma, modelos entre os citados, e adquiridos durante o mês de janeiro deste ano, não precisam pagar o IPVA. Contudo, a decisão fica inválida para modelos faturados antes, por exemplo.
Contudo, a bossa não se estende aos demais modelos da BYD, Alexandre Baldy, vice-presidente da BYD do Brasil, afirma que a decisão surgiu na intenção de estimular ainda mais a eletrificação no Brasil. Entretanto, a medida não se aplica aos demais elétricos da marca, que compõem o restante do portfólio de 13 modelos vendidos no Brasil.
Assim, os modelos da linha Dolphin (Dolphin, Mini e Plus), Han, Seal, Tan, Yuan Plus e Yuan Pro ficam de fora da benesse da montadora. Contudo, ao menos na capital paulista, os modelos citados tem direito a restituição de 50% do valor do imposto.
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