O mais recente lançamento da BYD no Brasil é o Yuan Pro. O SUV compacto 100% elétrico chegou importado da China para disputar vendas com Honda HR-V, Hyundai Creta e VW T-Cross, três dos SUVs mais vendidos do País em 2024. Entretanto, na própria marca, outro elétrico pode entregar contéudos parecidos: o Dolphin Plus, por exemplo. Qual deles vale o seu dinheiro? Confira o nosso comparativo técnico.
Comparativo elétrico: desempenho e autonomia
Para começar, temos um hatch contra um SUV. Mas as diferenças vão além da carroceria. O Yuan Pro traz um motor elétrico de 177 cv de potência e 29,6 mkgf de torque máximo alimentado por uma bateria de 45,1 kWh. Segundo a BYD, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e atinge velocidade máxima de 160 km/h. A autonomia chega a 250 km conforme o PBEV do Inmetro. Em carregadores rápidos, recupera 180 km de alcance em 20 minutos.
Assim, a principal diferença entre os modelos é o conjunto elétrico. Afinal, o Dolphin Plus é mais potente e tem o mesmo conjunto elétrico do SUV Yuan Plus. Dessa forma, entrega 204 cv e 31,6 mkgf de torque, e acelera de 0 a 100 km/h em 7 segundos. A autonomia, segundo a BYD, é de 427 km no ciclo WLTP. Já no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), o alcance é de 294 km.
Dimensões, espaço interno e para a bagagem
O BYD Dolphin Plus mede 4,12 metros de comprimento, 1,77 metro de largura e 1,57 metro de altura, além do generoso entre-eixos de 2,70 metros, digno de carro médio, por exemplo. Além disso, conta com 345 litros de porta-malas. Construído na mesma plataforma do Dolphin, o Yuan Pro tem 4,31 metros de comprimento, 1,67 m de altura, 1,83 m de largura e 2,62 m de entre-eixos. Seu porta-malas, entretanto, é menor, e leva 265 litros.
Tecnologia embarcada e itens de série: modelos da BYD tem muito a oferecer
Outra novidade significativa está na lista de recursos de assistência ao motorista. Isso porque, na versão topo de linha Plus, adiciona-se o pacote ADAS nível 2. Dessa forma, conta com recursos de segurança como, por exemplo, piloto automático adaptativo, assistente de faixa, leitor de placas de velocidade, alerta de tráfego cruzado dianteiro e traseiro, sistema de detecção de ponto cego, frenagem de emergência, entre outros. Seja como for, ambos contam com seis airbags.
Na cabine, a grande novidade do Dolphin Plus está no acabamento mais escuro, com tons de preto e azul. Além disso, há também detalhes em vermelho nas costuras dos bancos e nas saídas de ar-condicionado. Portanto, o restante permanece o mesmo. Ou seja, ambos são equipados com a famosa central multimídia giratória de 12,8″, com espelhamento para Android Auto e Apple Carplay.
Na cabine do Yuan Pro, o modelo traz modernidades como chave em forma de cartão NFC – como no Volvo EX30 –, câmera de visão 360º e até karaokê. O quadro de instrumentos digital tem 8,8”, enquanto a central multimídia tem tela giratória de 12,8″ com conectividade para Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Destaque ainda para ar-condicionado de duas zonas, carregador de celular por indução, conexão com internet e GPS integrado.
Para ter um preço competitivo, o SUV compacto não traz itens de segurança mais avançados com tecnologia semiautônoma, como frenagem automática, monitor de ponto cego ou alerta de manutenção em faixa, por exemplo. Mas o Yuan Pro ainda recebe alguns itens interessantes na lista de série. Há direção elétrica, controle de tração e de estabilidade, sistema de distribuição da força de frenagem, assistente de partida em rampas, controle de cruzeiro, freio de estacionamento eletrônico e monitoramento de pressão dos pneus.
Valores: qual deles vale o seu dinheiro?
Ditas as diferenças e o que cada um deles oferece, resta a diferença de preço. Há mais tempo no mercado como versão mais potente do Dolphin, o Plus custa R$ 184.800. Enquanto o Yuan Pro, recém-chegado, custa exatos R$ 2 mil a menos: R$ 182.800. Nesse caso, vale a pena averiguar qual tipo de modelo, além de autonomia e potência, pode suprir melhor sua necessidade, por exemplo.