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BYD e GWM já ultrapassam marcas premium e encostam nas tradicionais
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BYD e GWM já ultrapassam marcas premium e encostam nas tradicionais

Recém-chegadas ao Brasil, BYD e GWM apostam em carros elétricos e híbridos para mudar imagem das marcas chinesas no País

Thais Villaça, Especial para o Jornal do Carro

06 de nov, 2023 · 5 minutos de leitura.

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BYD Dolphin EV carros importados
Associação de importados revela crescimento por conta da antecipação da compra de elétricos e híbridos
Crédito:Diogo de Oliveira/Estadão

Se as marcas chinesas enfrentaram um enorme preconceito pouco mais de dez anos atrás, quando chegaram ao Brasil, agora parece que o jogo virou – ou ao menos começa a virar. Assim como as novas fabricantes que desembarcaram aqui nos últimos tempos, como BYD e GWM, duas montadoras que vieram na primeira leva de chineses ao País se reinventaram e também cresceram.

A JAC, por exemplo, tornou-se uma marca que comercializa apenas carros elétricos, enquanto a Chery se juntou à Caoa (grupo automotivo responsável por Hyundai e Subaru no Brasil) para dar uma guinada em sua imagem e números de vendas.



GWM Haval H6 - Divulgação GWM
GWM/Divulgação

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BYD e GWM começam a se destacar

Mas focando nas novatas, BYD e GWM chegaram para mudar a história dos chineses no mercado brasileiro. Ambas estrearam no segmento automotivo em 2021 no Brasil – apesar de a BYD já atuar no País por anos na área de veículos comerciais – e vêm chamando a atenção dos consumidores com carros híbridos e elétricos modernos, bem acabados e com bom custo-benefício.

Isso se reflete nos números de vendas. Segundo dados da Fenabrave, as duas montadoras já estão na frente de marcas premium como Volvo, Audi e Mercedes-Benz, por exemplo. Conforme o ranking de outubro, foram 2.732 emplacamentos para a BYD e 1.450 para a GMW. No acumulado do ano, a primeira emplacou 8.822 unidades e a segunda, 7.324. Dessa forma, elas ocupam a 17ª e a 18ª posições no ranking entre as 20 marcas mais vendidas no país, respectivamente. 

Potencial de crescimento

Pode ainda não ser um resultado tão expressivo, mas mostra o potencial de crescimento destas duas empresas que não têm histórico no Brasil. Com os números de vendas das duas somados, elas já ultrapassam nomes tradicionais como Mitsubishi e se aproximam da Ford, algo surpreendente se pensarmos que nenhuma das duas vende carros somente a combustão e por valores que começam na casa dos R$ 150 mil.


Além disso, as duas terão fábricas aqui em breve. Afinal, BYD comprou a unidade da Ford, que deixou de produzir carros no Brasil, em Camaçari (BA), e deve iniciar a produção local entre o fim de 2024 e o início de 2025. Em contrapartida a GWM assumiu a antiga fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP) e deve começar a operar em maio do ano que vem.

Confira o ranking de vendas das 20 marcas mais vendidas até outubro de 2023:

  • Fiat – 384.444
  • Volkswagen – 271.310
  • GM – 268.581
  • Toyota – 157.175
  • Hyundai – 144.370
  • Jeep – 106.688
  • Renault – 99.220
  • Honda – 59.835
  • Nissan – 59.168
  • Peugeot – 28.157
  • Citroën – 25.921
  • Caoa Chery – 23.229
  • Ford – 22.510
  • Mitsubishi – 14.159
  • BMW – 11.855
  • Ram – 10.409
  • BYD – 8.822
  • GWM – 7.354
  • Volvo – 6.392
  • Audi – 5.021

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