A BYD apresentou nesta terça-feira (7) mais um navio de transporte de veículos, que partiu rumo a Xangai, na China. Segundo a empresa, o BYD Hafei tem capacidade para transportar 7.000 carros e faz parte dos planos da montadora chinesa de ter uma frota de oito navios para distribuição de veículos até o início de 2026. Isso comprova o interesse da empresa em atuar em frentes diversas de negócios.
Assim, um bom exemplo disso é que, além de fabricar carros, a empresa produz seus pacotes de baterias e células, tem minas de lítio e opera uma seguradora de veículos elétricos (EVs) na China. Desta forma, consegue cobrir praticamente todas as partes da cadeia de suprimentos de veículos elétricos, além de pontos de contato com o cliente, por exemplo.
Em 2024, BYD lançou primeiro navio
A marca lançou seu primeiro navio em 2024, batizado de BYD Explorer No.1. Em seguida, veio o BYD Changzhou, lançado em dezembro de 2024 e navegou para a Europa com 5.000 veículos elétricos a bordo. Concluído em setembro de 2024, o navio se juntou à frota da montadora, e navega sob a bandeira de Hong Kong.
Construídos no tipo Ro-ro (Roll on-Roll off), a embarcação tem capacidade para transportar veículos conduzidos para dentro e para fora do barco por meio de rampas embutidas. Além disso, essas rampas podem estar localizadas na popa, proa ou laterais da embarcação, permitindo carga e descarga eficientes sem guindastes ou outros equipamentos externos.
Seja como for, no ano passado, a BYD exportou 417.204 veículos elétricos, um aumento de 71,9% em relação a 2023. Além disso, a empresa vendeu 4,25 milhões de veículos de passeio globalmente em 2024, o que significa que as exportações representaram cerca de 10% das vendas da marca.
O Jornal do Carro também está no Instagram!