A BYD revela ao público a sua picape média Shark, primeira do tipo com conjunto mecânico híbrido plug-in (PHEV) no Brasil. O modelo, que apela bastante para o público agro, chega com três cores, versão única e preço de R$ 379.800. O modelo chega entre as picapes mais caras da categoria, mas também é a mais potente.
O conjunto motriz, composto por um motor 1.5 turbo dianteiro e outro elétrico, que contribuem para a potência combinada de 437 cv e 65 mkgf de torque. A transmissão é automática e a tração é integral nas quatro rodas.
O modelo chega ao mercado com condições especiais de lançamento. Os primeiros a reservar a picape pelo site ganham um kit de energia solar da marca, composto por carregador portátil de 3,5 kWh e seguro total por um ano, por exemplo.
Compradores da BYD Shark ganham condições especiais
Além disso, uma parceria com o banco Santander garante taxa de 0,99% ao mês, com 50% de entrada e saldo restante em 24 parcelas, condições especiais de lançamento. Há também o plano Fazendeiro, que permite 20% de entrada e pagamento restante em parcelas trimestrais, semestrais ou anuais, por exemplo.
Outra condição é que todos os modelos da BYD passam a contar com 15% de desconto em recargas feitas na rede Shell Recharge, graças a uma parceria da montadora com a Raízen. A picape é a primeira a utilizar a plataforma elétrica DMO, feita exclusivamente para modelos híbridos, por exemplo.conforme dados da BYD. A marca chinesa promete um alcance de até 840 km com bateria carregada e tanque cheio de gasolina.
Rodando apenas com eletricidade, entretanto, a autonomia é de cerca de 100 km. Em termos de medidas, a caminhonete tem 5,46 metros de comprimento e 3,26 m de entre-eixos. Já a caçamba pode carregar até 850 kg e a capacidade de reboque chega a 2.500 kg.
Por aqui, o modelo segue configuração parecida com a mesma vendida no Uruguai, por exemplo. A picape vem com central multimídia giratória de 12,8” com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, painel de instrumentos digital de 10,25”, carregador de celular por indução, seis airbags e rodas de liga leve aro 18.
Por fim, a versão nacional traz todos os equipamentos acima além de head up display, ar-condicionado de duas zonas, bancos dianteiros elétricos com aquecimento e ventilação. Há também sistemas de condução semiautônoma como controle de cruzeiro adaptativo, alertas de tráfego cruzado e de colisão frontal. Por fim, também há monitoramento de faixa e frenagem autônoma de emergência.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!