Há duas semanas, a BYD surpreendeu o público brasileiro ao lançar no País o hatch elétrico Dolphin. Além de personalidade no visual e boa autonomia, o modelo chegou com o preço (promocional de lançamento) de R$ 149.800. Ou seja, mais barato que o Renault Kwid E-Tech, porém maior e mais sofisticado. Agora, a montadora chinesa anuncia seu elétrico mais recente, que estreou para disputar com o Tesla Model 3. Estamos falando do sedã Seal.
O BYD Seal é a surpresa da marca no Festival Interlagos 2023, que abriu nesta sexta-feira (21) ao público e vai até este domingo (23). O evento acontece no Autódromo de Interlagos, na zona Sul da capital paulista – e famoso palco da Fórmula 1 no Brasil Pois o Jornal do Carro acelerou o sedã a bateria que chegará em breve ao País. Mas, como não tem o rival Model 3 para concorrer por aqui, vai mirar modelos de Audi, BMW e Mercedes-Benz.
Como é o BYD Seal
Visualmente, o modelo agrada pela beleza. Tem traseira curta, o que o deixa com estilo cupê. Na frente, ostenta faróis iluminados por LEDs com formato estreito, para-choque estilizado com linhas abauladas e pequenos filetes de LEDs que descem dos faróis. O arranjo, aliás, lembra um pouco o design dos carros europeus da francesa Renault.
Já na parte de trás, destaque para a lanterna que cruza toda a carroceria e é iluminada com LEDs. Um difusor, por fim, complementa o visual. Na tampa do porta-malas, que tem 320 litros de volume, fica a inscrição “Build Your Dreams”, significado de BYD por extenso. O sedã elétrico chinês tem 4,80 metros de comprimento, 1,91 m de largura e 1,59 m de altura. Já o entre-eixos tem 2,92 m. Ou seja, é um pouco maior que o Toyota Corolla, com 4,63 m.
Das portas para dentro, chamam a atenção as duas telas digitais que ficam no painel. Uma exibe o quadro de instrumentos e tem 10,25 polegadas. Mas o destaque é o multimídia com a tela retangular e giratória de 15,6″. Ou seja, como nos demais modelos da marca, dá para posicionar a tela na horizontal ou na vertical. Para isso, basta só apertar uma tecla no volante ou recorrer um ícone na própria tela. O display reúne quase todas as funções do veículo.
Mecânica
Durante a coletiva de imprensa no Festival Interlagos 2023, a BYD afirmou que o Seal virá na versão topo de linha, com tração integral. Na China, por exemplo, há opção mais simples com tração traseira. Dessa forma, o sedã virá sempre com dois motores elétricos, um em cada eixo, com 530 cv de potência combinada. A autonomia chega a 372 km no ciclo do Inmetro (PBVE), declarou a BYD ao Jornal do Carro.
O alcance é mérito da bateria Blade, que tem um pacote com capacidade de 82,5 kWh no sedã. De acordo com a montadora chinesa, o Seal é construído sobre a base e-Platform 3.0, focada em segurança e autonomia. Por isso, conta com a tecnologia “CTB”, que integra a bateria à carroceria e faz do componente parte estrutural do veículo.
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Na pista
Para conferir o comportamento do Seal, o Jornal do Carro foi convidado pela marca a acelerar o sedã no Autódromo de Interlagos. De início, o silêncio típico dos carros elétricos. Mas, conforme ganha velocidade, surge um leve zunido e ruídos vindos do contato dos pneus com o solo.
Pé embaixo no acelerador, e o Seal embala com toda força. Afinal, o torque de 68,3 mkgf é imediato – como em todo carro elétrico. A aceleração de zero a 100 km/h leva só 3,8 segundos. Já a velocidade máxima chega a 190 km/h. E nós chegamos perto. Afinal, na reta de Interlagos, foi possível cravar 187 km/h – isso porque havia um fluxo maior de carros na pista devido às ações do Festival Interlagos 2023.
Em síntese, o BYD Seal é um carro completamente “na mão”. Nada de escapadas em curvas, por exemplo. O comportamento das suspensões é digno de sedãs alemães, confortável e firme na medida certa. Aliás, um adendo, porque dirigir em pista é totalmente diferente do uso diário, com o péssimo asfalto das vias brasileiras. O sistema de freios, por fim, também merece elogios.
O BYD Seal deverá ser o sedã elétrico mais barato do mercado brasileiro quando estrear. A expectativa é de que o modelo custe entre R$ 300 mil e R$ 400 mil – ou seja, será mais barato que o BYD Han, primeiro elétrico da marca no País. O Seal estreou em 2022, no Salão do Automóvel de Paris, na França. Aqui, desembarcará “muito breve”, dizem os executivos da marca. E promete incomodar modelos mais tradicionais, como o BMW Série 3.
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