Com traços que lembram os do Porsche Cayenne e a mais de 300 cv, o Song Plus Premium chega ao Brasil como o último lançamento da BYD no ano. É o terceiro membro da família Song que passa a ocupar o topo da gama, já que é o mais potente, sofisticado e caro SUV híbrido da marca chinesa. Seu preço é de R$ 299.800, um pouco mais alto que o de seu principal rival, o GWM Haval H6 PHEV34, que sai por R$ 283 mil.
Assim, temos três gerações do mesmo modelo no País: o novato se junta ao Song Pro (de entrada) e Song Plus (intermediário), mas todos são tratados como carros diferentes por aqui. O Song Premium é a mais recente delas, uma vez que foi lançada em junho na China.

Design e dimensões do Song Premium
Apesar de levar o nome Song, a versão Premium não se parece muito com os “irmãos”, ao menos na dianteira. Sua frente lembra muito a do sedã elétrico Seal, especialmente o conjunto óptico. Tanto que em alguns mercados, sua versão elétrica é vendida como Seal U. Mas o modelo também tem suas características próprias, como os cortes no para-choque que, de acordo com a montadora, remetem às fendas branquiais de um tubarão.
A traseira, contudo, é praticamente igual à do Song Plus, com lanternas conectadas por uma peça iluminada. A posição da placa, contudo, passou do para-choque para a tampa do bagageiro. Já em termos de dimensões, o SUV tem 4,77 metros de comprimento, 1,89 m de largura, 1,67 m de altura e entre-eixos de 2,76 m. Já o porta-malas leva bons 574 litros.

Mecânica potente
O Song Premium utiliza a plataforma DM-i Super Híbrida e traz motor 1.5 turbo de 129 cv e 22,4 mkgf que trabalha com dois elétricos, um em cada eixo (204 cv na dianteira e 163 cv na traseira). Desse modo, é capaz de entregar 324 cv de potência combinada – o torque combinado não foi divulgado. Como comparação, o Song Plus tem o mesmo 1.5, mas somente um motor elétrico na dianteira, ou seja, não tem tração integral como o Premium.
Para alimentar o conjunto elétrico está a famosa bateria Blade de 18,3 kWh. De acordo com o Inmetro, o Song Premium tem autonomia elétrica de 52 km, enquanto o alcance total combinado ao propulsor a combustão chega a 690 km. Quando o assunto é performance, o modelo chega aos 100 km/h em 5,2 segundos e a velocidade máxima é de 180 km/h.

Lista de equipamentos
Quando comparado aos “irmãos”, o Premium traz uma lista de equipamentos mais recheada. Segurança, aliás, é um dos pontos fortes do SUV, com diversos equipamentos de assistência ao motorista. Estão na lista controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistente ativo de faixa, reconhecimento de placas de trânsito, sensor de ponto cego, câmera 360o e alerta de tráfego cruzado, por exemplo.
Já na parte de tecnologia, não poderia ficar de fora a tradicional tela giratória de 15,6” da central multimídia, bem como o painel de instrumentos digital com 12,3”. Há ainda head-up display, carregador de celular por indução, GPS, ar-condicionado de duas zonas e sistema de som com 10 alto-falantes. Teto solar panorâmico e bancos dianteiros com ajustes elétricos (oito para o do motorista e quatro para o do passageiro) completam a lista.

Ao volante do Song Premium
Bom, nem é preciso entrar muito em detalhes sobre as tecnologias e acabamento do Song Premium que não fogem muito do restante da família. Todos trazem revestimentos macios e detalhes bem feitos que passam a sensação de qualidade aos ocupantes. Desse modo, vamos focar na performance. O modelo é muito bacana de dirigir. Espertinho, mesmo com seu tamanho avantajado e com uma arrancada que impressiona. Tudo por conta do conjunto dos três motores que rendem bons 324 cv, uma potência semelhante à de alguns esportivos. A suspensão também tem um acerto interessante, sem ser molenga, mas absorvendo bem os impactos sem ser extremamente firme. Entretanto, há um ponto muito importante a considerar no veículo: não esqueça de manter a bateria sempre carregada.
Isso porque quando os motores elétricos descarregam, apenas o 1.5 turbo com 129 cv fica responsável por carregar o SUV de mais de duas toneladas. É praticamente a mesma potência de um Volkswagen Nivus (128 cv), que é mais de 800 kg mais leve. Ou seja, o desempenho digno de elogios do carro com todo seu potencial acaba como um grandalhão desajeitado e moroso sem a atuação do conjunto completo.
Portanto, se você tem interesse em levar um Song Premium para casa – e é um modelo bem legal, sem dúvidas – tenha em mente que você precisará ter ao menos um carregador doméstico à disposição. Senão você vai acabar com um elefante branco que, além de tudo, vai exigir mais gasolina para rodar. Em uma emergência, claro que é válido ter essa alternativa para não ficar na mão como com veículos elétricos quando a bateria acaba, mas no dia a dia, o ideal é manter tudo funcionando junto.

Pontos positivos
O Song Premium tem um comportamento muito agradável, com boa dirigibilidade, suspensão acertada, boa dose de tecnologia e acabamento bem feito
Pontos negativos
Quando acaba a bateria dos motores elétricos, o desempenho sofre bastante, já que é um carros de mais de 2 toneladas para um motor de 129 cv
FICHA TÉCNICA
BYD Song Plus Premium
- Motor: 1.5, turbo, gasolina (129 cv) + 2 motores elétricos (204 cv na dianteira e 163 cv na traseira)
- Potência combinada: 404 cv a 5.500 rpm (combinada)
- Torque combinado: N/D
- Câmbio: Automático, 1 marcha; tração integral
- 0 a 100 km/h: 5,2 segundos
- Velocidade máxima: 180 km/h
- Dimensões: 4,77 m (comprimento), 1,89 m (largura), 1,67 m (altura) e 2,76 m (entre-eixos)
- Porta-malas: 574 litros
- Autonomia (Inmetro): 52 km (apenas elétrico); 690 km (combinada)
- Peso (ordem de marcha): 2.020 kg
- Preço sugerido: R$ 299.800
Siga o Jornal do Carro no Instagram!