O BYD Shark foi a primeira incursão da marca no território das picapes, e isso parece motivar a montadora a buscar mais público nesse nicho. Após apresentar a Shark ao público (que o JC avaliou por mais de 900 km), a BYD agora quer briga com modelos grandes, como as americanas Ford F-150, Ram 1500 e Chevrolet Silverado, por exemplo.
É pouco provável que a nova picape da BYD seja comercializada nos Estados Unidos devido às tarifas de importação, o que impede que ela concorra diretamente com modelos clássicos americanos. No entanto, a montadora pretende disponibilizá-la em outros mercados estratégicos, como a Austrália. Diferente de caminhonetes como Ford F-150 e Chevrolet Silverado, que precisam passar por conversões para volante à direita antes de serem vendidas no país, o novo modelo da BYD deve ser produzido de fábrica já adaptado a essa configuração.
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Essa abordagem pode dar uma vantagem competitiva à marca, já que evitar o processo de conversão reduz significativamente os custos. Normalmente, essas modificações encarecem o preço final do veículo em dezenas de milhares de dólares, tornando a opção da BYD mais acessível para os consumidores australianos, por exemplo.
Processo de expansão da BYD no mercado de picapes já está em andamento
O interesse da empresa em expandir sua linha de picapes acabou confirmado por David Smitherman, CEO da EVDirect, distribuidora oficial da BYD na Austrália. Em entrevista ao portal Drive, o executivo declarou que o desenvolvimento do modelo já está em andamento. Mas não revelou uma previsão exata para o lançamento.
Smitherman, que tem experiência no setor de picapes de grande porte, afirmou que vê o segmento como uma oportunidade interessante para a marca. Quando perguntado sobre o possível cronograma de lançamento, ele sugeriu que a chegada da picape pode ocorrer em um prazo semelhante ao do Shark com motor 2.0 litros. Lançamento este que está previsto para 2027.
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Ainda não há informações concretas sobre a motorização do novo veículo, possivelmente chamado de Shark 9. Embora muitos esperem uma picape totalmente elétrica, a BYD pode optar por um sistema híbrido plug-in, seguindo a estratégia adotada no Shark atualmente, por exemplo.
Seja como for, atualmente, a Shark conta com motor 1.5 turbo de quatro cilindros combinado a dois motores elétricos. Juntos, oferecem uma potência combinada de 437 cv. E permitindo que o veículo alcance 100 km/h em apenas 5,7 segundos. Se a BYD quiser equipar sua nova picape com ainda mais desempenho, poderia recorrer à tecnologia utilizada em modelos como o YangWang U8, que entrega impressionantes 1.196 cv. No entanto, torna-se improvável que um conjunto tão potente acabe incorporado ao novo modelo.
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