Se ao surgirem os veículos elétricos eram destinados apenas às pessoas com alto poder aquisitivo, a BYD chegou para mudar a história com carros mais em conta nessa categoria. Agora a montadora quer democratizar também as tecnologias de assistência ao motorista. Desse modo, lançou seus sistemas chamados “God’s Eye” (ou “Olho de Deus”) prometendo torná-los disponíveis em 21 modelos na China a partir do Dolphin Mini, conhecido por lá como Seagull.
O anúncio foi feito pelo CEO da empresa, Wang Chuanfu, em um evento online nesta semana. Isso não significa, entretanto, que a marca terá carros com tecnologias autônomas por menos de R$ 60 mil – valor de partida do Dolphin Mini no mercado chinês. Isso porque há diversos pacotes que englobam o sistema God’s Eye, sendo uns mais avançados que outros. Mas a ideia de oferecer recursos de ADAS em veículos considerados baratos deverá ter diversas repercussões na indústria.
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Como funciona a tecnologia da BYD
Assim, esses 21 carros da BYD terão alguma versão dos novos sistemas. O pacote “C”, mais básico, inclui 12 câmeras e 17 radares, por exemplo. A versão intermediária “B”, por sua vez, traz ainda sensor Lidar, capaz de detectar objetos por meio de laser. Já a opção de topo “A” engloba as tecnologias mais recentes, além de três sensores Lidar. Vai equipar os carros dmarca Yangwang do famoso U9, que se destaca por pular buracos e até dançar. O superesportivo recentemente deu as caras no Brasil.
De acordo com o comunicado, o sistema God’s Eye C suporta navegação apenas em estradas, enquanto as versões A e B também oferecem navegação em cidades. Isso é algo que nem o Drive Pilot de nível 3 da Mercedes-Benz, a mais avançada tecnologia ADAS disponível hoje no mercado, é capaz de fazer. Por fim, todos os sistemas serão conectados à inteligência artificial DeepSeek.
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