Como diz o ditado, as vendas da BYD seguem “de vento em popa”. A fabricante chinesa ultrapassou a Toyota nos emplacamentos de veículos elétricos em 2024, no Japão. O fato é inédito. Por lá, a marca chinesa comercializou 2.223 unidades movidas a bateria no ano passado – aumento de 54% em relação a 2023. E deve crescer ainda mais, afinal, a ideia é abrir 100 lojas no país até o fim de 2025.
Enquanto isso, as vendas de carros elétricos da Toyota caíram 30%. A veterana somou 2.038 unidades, de acordo com a Japan Automobile Dealer Association. Por lá, no entanto, a Nissan é a líder de mercado e detém cerca de 50% do mercado de carros elétricos. Contudo, os emplacamentos do Nissan Leaf em 2024 caíram 44% – para 30.749 unidades. Trata-se do menor número desde 2021.
O mercado geral de veículos elétricos somou 59.736 no Japão, de janeiro a dezembro do ano passado. Isso representa, a princípio, queda de 33% em relação a 2023. Trata-se do primeiro declínio em quatro anos. A participação de carros movidos a bateria ficou abaixo dos 2% no período, a menor entre os mercados desenvolvidos.
História recente
A BYD entrou no Japão – berço da Toyota – em 2023, com o SUV Atto 3 (Yuan Plus) e o hatch Dolphin. Na sequência, veio o sedã Seal. Para este ano, a fabricante lançará o Sealion 07, modelo já visto no Brasil (leia mais).
Em relação a preços, o Dolphin começa em 2,99 milhões de ienes, no Japão. O valor é equivalente a cerca de R$ 115 mil, na conversão direta. No Brasil, o modelo parte de R$ 159.800.
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