O início da fabricação dos primeiros produtos brasileiros da BYD está prestes a começar, na ex-planta da Ford em Camaçari, na Bahia. Em visita técnica às instalações na última segunda-feira (2), a marca deu detalhes do que está por vir, a respeito de suas operações no Brasil. Por lá, será feito o SUV Song Pro, com tecnologia flex, e geração de mais de 20 mil empregos, por exemplo.
Com produção prevista para começar já no início do próximo ano, a BYD produzirá tanto o Song Pro, híbrido plug-in da marca, como o elétrico Dolphin Mini. Além disso, será desenvolvido um motor 1.5 flex para seus modelos híbridos, também produzido na Bahia. O projeto, por sua vez, contou com a colaboração de 100 engenheiros chineses e brasileiros, mas ainda não teve seus valores de potência e torque revelados.
“Estamos entusiasmados em produzir no Brasil o primeiro SUV híbrido plug-in flex, uma inovação que combina tecnologia de ponta e sustentabilidade. Com o início da produção em Camaçari, o complexo posiciona o Nordeste como um polo estratégico de inovação, sendo referência para a América Latina”, afirma Alexandre Baldy, vice-presidente Sênior da BYD no Brasil e head comercial e marketing da BYD Auto.
Construção de fábrica da BYD está em ritmo acelerado
As obras da nova fábrica da marca começaram a menos de nove meses e seguem em ritmo acelerado. A fase 1.1 do projeto tem o galpão para a montagem dos carros em sistema SKD (Semi Knocked Down), a fábrica de inspeção final e as pistas de teste de velocidade e obstáculos. Assim, a conclusão desta fase está prevista para começar após o carnaval de 2025.
Após essa fase, chega a etapa 1.2, que engloba já a produção completa de elétricos e híbridos, prevista para começar plenamente em 2025. A nova fábrica terá capacidade de produzir 150 mil modelos por ano na primeira fase, e 300 mil na segunda, por exemplo. Além disso, o número de vagas de emprego diretas subiu de 10 mil para 20 mil.
Por fim, em janeiro, a marca deve anunciar seus planos de contratação de profissionais da Bahia e de outros estados. O cronograma, por sua vez, prevê a abertura de 2 mil vagas em janeiro, 3 mil em maio e 5 mil em agosto.
O Jornal do Carro também está no Instagram!