Dizer que a eletrificação é um caminho sem volta já virou clichê, mas não deixa de ser verdade. No Brasil, a frota de veículos eletrificados triplicou em 2024 – apenas os elétricos chegaram a quase 90 mil no ano passado e já encostam nas 100 mil unidades em 2025. Desse modo, os brasileiros estão cada vez mais interessados nesse universo. Além disso, a Webmotors Autoinsights revelou em um levantamento há alguns meses que as buscas por carros elétricos abaixo de R$ 300 mil haviam crescido 357% em um ano.
Com esse mercado extremamente aquecido, resolvemos juntar dois SUVs elétricos nessa faixa de preço para descobrir qual deles vale mais a pena levar para sua garagem. BYD Yuan Plus e Volvo EX30 são representantes ideais dessa categoria por entregarem qualidade e bom custo-benefício. O primeiro está disponível em versão única que custa R$ 235.800, enquanto o segundo tem três configurações com preços entre R$ 229.950 e R$ 299.950 – todas por menos de R$ 300 mil, afinal.
Apesar de as fotos do EX30 serem da opção de topo Ultra (a mais vendida, diga-se), vamos considerar a de entrada Core para este comparativo para deixar os valores mais próximos. E não me venha descartar o Yuan Plus por conta de preconceitos bobos do tipo “ai, mas eu não gosto de carro chinês”. Não vou nem entrar no mérito da evolução dos chineses nos últimos anos, com produtos sofisticados e cheios de tecnologia. Mas olha só, quem diria, o Volvo EX30 é feito adivinha onde? Isso mesmo, na China.
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Medidas dos SUVs elétricos
No quesito tamanho, o Yuan Plus leva vantagem, com medidas que mais se aproximam de um SUV médio. São 4,45 metros de comprimento, 1,87 m de largura, 1,61 m de altura e 2,72 m de entre-eixos. Já o EX30 se encaixa na categoria dos compactos, com 4,23 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,55 m de altura e 2,65 m de entre-eixos. Assim, o espaço para os passageiros de trás é mais confortável no chinês.
Além disso, o porta-malas também é mais generoso no BYD, com seus 440 litros, enquanto o Volvo leva somente 318 litros. Além disso, tem 1 cm a mais na altura em relação ao solo, oferecendo melhores ângulos de entrada e saída que no sueco. Ou seja, a chance de raspar embaixo ao passar por uma valeta ou lombada mais alta é menor no Yuan, apesar de uma diferença pequena.
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Motor e desempenho
Se o Yuan Plus tem uma postura mais imponente, o EX30 se redime quando o assunto é o trem de força. Seu motor traseiro entrega 272 cv de potência e 35 mkgf de torque. O rival, por sua vez, tem propulsor dianteiro de 204 cv e 31,6 mkgf.
Em termos de desempenho, a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 5,7 segundos no Volvo, contra 7,3 segundos no BYD. E isso mesmo com os 140 kg a mais que o EX30 (1.840 kg) carrega em relação ao Yuan (1.700 kg). A velocidade máxima também é de 180 km/h no primeiro e de 160 km/h no segundo.
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Entretanto, o chinês tem uma autonomia maior, graças à bateria de 60 kWh. De acordo com o Inmetro, o alcance chega a 294 km. Já o sueco com sua bateria de 51 kWh pode rodar 250 km. Lembrando que há versões mais caras do EX30 – Plus, de R$ 269.950, e Ultra, de R$ 299.950 – com 69 kWh, assim a autonomia chega a 338 km (além de ser ainda mais rápido, atingindo os 100 km/h em 5,3 segundos). O Volvo usa ainda um sistema de recarga de 134 kW, o que torna seu carregamento mais rápido. O do BYD suporta cargas de até 80 kW.
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Acabamento e equipamentos
Aqui é possível talvez considerar um empate entre os modelos elétricos: tudo vai depender do seu estilo e suas necessidades. Se a sua pegada é mais minimalista e ecologicamente correta, vá de Volvo. O interior é extremamente simples, praticamente sem botões aparentes e um acabamento de plásticos recicláveis. Nem o tradicional painel de instrumentos está lá. Para ver dados como a velocidade em que se roda, por exemplo, é preciso olhar para a central multimídia de 12,3”. Sim, praticamente todos os comandos do carro estão lá – até para acertar a posição dos retrovisores é preciso acessar a tela.
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O BYD, por sua vez, tem um refinamento maior na cabine, com materiais de qualidade, mas peca pelo exagero. Há muita informação visual, incluindo cordas nas portas que remetem a um violão – dá até para tirar um sonzinho… Mas há um quadro de instrumentos digital e a famosa tela giratória de 12,8”, com uma central que poderia ser um pouco mais intuitiva na parte de conectividade.
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Já a lista de equipamentos de ambos é bem semelhante, contendo seis airbags, câmera de ré, controle de tração e estabilidade, chave presencial, faróis full LED com assistente de luz alta, monitoramento de pressão nos pneus, sensor de ré, ACC, frenagem autônoma de emergência e alerta de ponto cego. Contudo, o Yuan tem ainda teto solar, banco elétrico do motorista e câmeras 360°. São itens que aparecem no EX30 apenas nas configurações mais caras.
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Ao volante
As nuances para comparar dois elétricos similares muitas vezes são sutis, mas nesse caso é possível notar muitas diferenças entre o Yuan Plus e o EX30. Começando pela dinâmica, o modelo sueco tem um acerto mais afinado, com dirigibilidade que remete à de um hatch. O rival, entretanto, já é um SUV mais tradicional, apesar de manter as características de um elétrico, como a aceleração forte e o silêncio a bordo. Ainda que o Volvo seja mais silencioso.
O sueco tem também uma suspensão mais acertada, voltada para o conforto, mas sem ser mole demais. E por ser mais baixo e menor acaba ajudando nessa pegada mais esportiva de condução. Já o conjunto do Yuan é mais solto e passa uma sensação de menos estabilidade, uma característica típica dos utilitários a combustão. A direção também é mais solta e menos precisa.
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Ou seja, a experiência a bordo conta muito na decisão de compra. O EX30 pode ter um ar mais moderno pelo minimalismo e ser mais rápido. Mas algumas coisas irritam (ao menos em um primeiro momento), como a ergonomia e o fato de você ter de desviar o olhar cada vez que precisar conferir a velocidade na qual trafega. Fora que se a central der algum problema, nem o pisca-alerta você vai conseguir ligar. Enquanto o Yuan Plus traz a familiaridade de um carro a combustão mesmo sendo elétrico, além de um acabamento melhor e um ar mais divertido, exageros à parte. Resta saber qual conjunto se encaixa melhor na proposta que o comprador procura, uma vez que ambos são ótimas opções para quem procura elétricos abaixo de R$ 300 mil.
Fichas técnicas
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BYD Yuan Plus
- Motor: elétrico, dianteiro
- Potência: 204 cv
- Torque: 31,6 mkgf
- Capacidade da bateria: 60,5 kWh
- Dimensões: 4,45 m (comprimento), 1,87 m (largura), 1,61 m (altura) e 2,72 m (entre-eixos)
- Porta-malas: 440 litros
- Autonomia (Inmetro): 294 km
- Peso (ordem de marcha): 1.700 kg
- Preço sugerido: R$ 235.800
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Volvo EX30 Core
- Motor: elétrico, traseiro
- Potência: 272 cv
- Torque: 35 mkgf
- Capacidade da bateria: 51 kWh
- Dimensões: 4,23 m (comprimento), 1,84 m (largura), 1,55 m (altura) e 2,65 m (entre-eixos)
- Porta-malas: 318 litros
- Autonomia (Inmetro): 250 km
- Peso (ordem de marcha): 1.840 kg
- Preço sugerido: R$ 229.950
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