Carros elétricos estão cada vez mais populares no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), foram 170 mil emplacamentos só no ano passado. E boa parte dessa frota vem da BYD, marca que mais emplacou exemplares da categoria. Mas enquanto modelos como o Dolphin têm vendas consideráveis, outros permanecem mais na sombra. É o caso do Yuan Pro, SUV compacto que estreou por aqui em setembro do ano passado.
Não que lhe faltem qualidades, mas ele, ao menos por ora, não se tornou tão popular quanto o “irmão”. Mas por R$ 182.800, o carro tem bom custo benefício, com preço equivalente (até mais em conta) que versões de topo de SUVs compactos a combustão. Por exemplo, o Volkswagen T-Cross Highline sai por R$ 184.490, enquanto o Hyundai Creta Ultimate é tabelado a R$ 196.990. Já um Honda HR-V passa dos R$ 200 mil na opção mais cara, e mesmo a intermediária Advance custa R$ 192.700.

Desse modo, o Yuan Pro tem como objetivo atrair o olhar de consumidores que estão em busca de um SUV compacto, mas pertencem à uma geração mais nova e focada na sustentabilidade. A mira no público jovem é tão certeira que o veículo traz até tecnologias inusitadas, como a possibilidade de fazer uma sessão de karaokê dentro da cabine, com microfone e tudo. Mas para levá-lo para casa, é preciso uma mudança de paradigma. Afinal, não é todo mundo que está preparado para ter um carro elétrico.

Dimensões e motorização do BYD Yuan Pro
Com estilo moderninho e linhas arredondadas, o Yuan Pro é construído na mesma plataforma do Dolphin. Nas medidas, tem 4,31 metros de comprimento, 1,67 m de altura, 1,83 m de largura e 2,62 m de entre-eixos. Seu porta-malas, contudo, é pequeno se comparados ao dos rivais e leva somente 265 litros.
Sob o capô está um motor elétrico com 177 cv de potência e 29,6 mkgf de torque máximo alimentado por uma bateria de 45,1 kWh. De acordo com a BYD, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e atinge velocidade máxima de 160 km/h. A autonomia chega a 250 km, conforme dados do Inmetro – o que limita seu uso. Mas em carregadores rápidos, a bateria pode fornecer até 180 km extras de alcance em apenas 20 minutos.

Lista de equipamentos
Na cabine, o modelo traz modernidades como chave em forma de cartão NFC – como no Volvo EX30 –, câmera de visão 360º e até karaokê. O quadro de instrumentos digital tem 8,8”, enquanto a central multimídia tem tela giratória de 12,8″ com conectividade para Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Destaque ainda para ar-condicionado de duas zonas, carregador de celular por indução, conexão com internet e GPS integrado.
Para ter um preço competitivo, o modelo não traz itens de segurança mais avançados com tecnologia semiautônoma, como frenagem automática, monitor de ponto cego ou alerta de manutenção em faixa, por exemplo. Itens presentes em outros carros da marca, como o Dolphin Plus. Mas o Yuan Pro ainda recebe alguns itens interessantes na lista de série. Há direção elétrica, controle de tração e de estabilidade, sistema de distribuição da força de frenagem, assistente de partida em rampas, controle de cruzeiro, freio de estacionamento eletrônico e monitoramento de pressão dos pneus.

São seis airbags: dois frontais (motorista e passageiro), dois laterais (bancos dianteiros) e dois de cortina (dianteiro e traseiro). Além disso, a BYD afirma que em sua construção feita com 80% de aço de alta resistência, o modelo foi desenvolvido para suportar mais de 10 toneladas de pressão por centímetro quadrado.
Como o intuito é se aproximar do público jovem, o modelo não tem cores sóbrias no catálogo, como preto ou prata. Sua paleta tem tons como azul petróleo, verde, cinza escuro, branco e até rosa. Por dentro, o acabamento é cinza claro em todas as versões, exceto para o rosa, que tem detalhes internos na cor rosa pêssego. A garantia do veículo é de seis anos, sem limite de quilometragem. Já para a bateria, são oito anos de garantia, também sem limite de quilometragem.

Ao volante
De primeira, o Yuan Pro passa uma boa impressão a quem entra na cabine. Os materiais do acabamento são macios e de boa qualidade. Também é fácil encontrar a posição ideal para dirigir, já que há regulagens elétricas para os bancos dianteiros, além de ajuste de altura e profundidade na coluna de direção. Apesar de a distância entre os eixos não ser muito diferente de outros SUVs dessa faixa de preços, o espaço traseiro é amplo e oferece bastante conforto para quem vai atrás, apesar de faltarem saídas de ar-condicionado. De qualquer forma, na minha experiência, foi um dos carros que a minha família aprovou com empolgação.

Na hora de dirigir, o carro tem pegada suave, uma direção leve mas com respostas ágeis. A potência é suficiente para não passar apertos, mas também nada exagerada – a exemplo de outros elétricos que chegam a destracionar em uma arrancada mais forte. Assim, o Yuan Pro tem um comportamento agradável, com acelerações progressivas e uma suspensão bem calibrada. O ponto negativo é ter uma autonomia baixa, o que limita seu uso a um ambiente urbano, basicamente, já que viajar com ele requer uma baita logística por conta do alcance de 250 km. O porta-malas pequeno também não é um convite a colocar as malas da família e sair estrada afora. Mas leva com folga uma compra do mês no supermercado.
Gostoso de dirigir e com preço competitivo, o Yuan Pro é um carro que poderia ganhar mais destaque no portfólio da BYD. E é uma opção interessante para quem procura um SUV compacto zero km – vale olhar para ele com carinho se você estiver preparado para ter seu primeiro veículo elétrico.

Pontos positivos
Bom desempenho, lista de equipamentos interessante e estilo moderno são destaque no Yuan Pro
Pontos negativos
Autonomia restrita e porta-malas pequeno são indícios de que o modelo é focado apenas no uso urbano
Ficha técnica
BYD Yuan Pro
- Motor: elétrico, dianteiro
- Potência: 177 cv
- Torque: 29,6 mkgf
- Velocidade máxima: 160 km/h
- 0 a 100 km/h: 7,9 segundos
- Capacidade da bateria: 45,1 kWh
- Dimensões: 4,31 m (comprimento), 1,83 m (largura), 1,67 m (altura) e 2,62 m (entre-eixos)
- Porta-malas: 265 litros
- Autonomia (Inmetro): 250 km
- Peso (ordem de marcha): 1.550 kg
- Preço sugerido: R$ 182.800
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