C 63 AMG Coupé é um carro explosivo

Avaliamos o cupê da Mercedes-Benz, que chega às concessionárias do Brasil no ano que vem

Por 13 de nov, 2015 · 6m de leitura.
Motor é um 4.0 V8 biturbo; carro vai de 0 a 100 km/h em 3,9 segundosSe o sedã Mercedes-Benz C 63 AMG já parece nervoso o suficiente, a versão cupê, que acaba de ser lançada na Europa e chega ao Brasil no ano que vem, é ainda mais instigante. O conjunto mecânico é o mesmo, mas a configuração duas-portas tem bitola traseira mais larga e eixo novo, exclusivo, feito de materiais mais resistentes. No C 63 S Coupé, versão avaliada, há também diferencial com escorregamento limitado, capaz de dar mais tração às rodas em curvas e mais diversão ao volante.

O carro tem 510 cv e 71,4 mkgf gerados pelo motor 4.0 V8 biturbo. A força é entregue quase instantaneamente às rodas traseiras – o torque máximo vem a 1.750 rpm, o que resulta em uma “patada” na nuca em acelerações fortes. O câmbio é automático de sete marchas, com trocas rápidas, mas suaves.

O resultado de todo esse pacote é um carro de caráter muito explosivo. No circuito de Ascari, nos arredores de Málaga, na Espanha, o cupê mostrou bastante vitalidade em acelerações vigorosas. Ele é capaz de percorrer longas distâncias com muita rapidez. Nas rodovias, está sempre ponto para ultrapassar um ou vários carros de uma vez.


Nas curvas travadas do circuito, o C 63 S Coupé mostrou uma forte tendência a escapar de traseira, que “dança” com facilidade. Não é difícil andar rápido, mas a permissividade do controle de estabilidade no modo de condução Race, o mais agressivo, pode dar alguns sustos.

Já rodando em rodovias, com curvas mais amenas, o carro passou muita confiança, permitindo ao motorista relaxar.

Na rua, o modelo assume uma postura muito madura, com razoável conforto para os passageiros da frente – atrás, o diminuto espaço para as pernas desencoraja caronas. Pessoas com mais de 1,70 metro de altura ficarão desconfortáveis e rasparão a cabeça no teto.


A suspensão é firme, mas o C 63 consegue entregar conforto ao rodar. Além disso, numa tocada suave, quando não é estimulado, o V8 gera nível de ruído bem baixo.

Porém, é só provocar esse poderoso propulsor que ele desperta com um ronco grave – outra característica que deixa o modelo muito instigante.

Por dentro. A cabine é luxuosa, com acabamento feito de camurça e couro. Os bancos são envolventes e têm ajustes elétricos, que incluem uma função que afasta o assento automaticamente para facilitar o acesso ao banco traseiro.


De série, há comodidades como central multimídia com GPS e um sistema de som de ótima qualidade, mas o teto solar panorâmico de outras versões do C Coupé fica de fora.

Tudo isso embalado numa carroceria mais elegante que de seu antecessor. As lanternas horizontais e o caimento da traseira lembram muito as do Classe S Coupé e ajudam a diferenciar bem o modelo da versão sedã. As portas sem moldura nos vidros são um charme à parte.

FICHA TÉCNICA


Motor: 4.0, V8, 24V, biturbo, gasolina
Potência: 510 cv a 4.700 rpm
Torque: 71,4 mkgf a 1.750 rpm
Câmbio: automático, 7 marchas
Peso: 1.725 kg
0 a 100 km/h: 3,9 segundos

VIAGEM FEITA A CONVITE DA MERCEDES-BENZ