Quando o assunto são carros turbo de entrada, dois nomes ocupam a dianteira: o recém-lançado Citroën C3 You! e o Chevrolet Onix AT Turbo. Os dois representam as versões mais em conta de suas linhas com o turbocompressor, e também os mais baratos do País. Mas qual dos dois hatches vale o seu suado dinheiro? Confira em nosso comparativo técnico.
Desempenho: compactos turbo mostram suas armas
O Citroën C3, hatch da marca francesa, feito em Porto Real (RJ), é o carro turbo mais barato do Brasil, bem como o mais rápido da categoria hatch compacto. São 8,4 segundos para acelerar de zero a 100 km/h, cortesia do motor 1.0 T200 até 130 cv de potência de um torque máximo de 20,4 mkgf a partir de 1.750 rotações por minuto. O conjunto vem acompanhado do câmbio automático do tipo CVT que simula 7 marchas. A tração é dianteira.
Nesse quesito, Onix fica devendo um pouco. Seu conjunto gera 116 cv, independente do combustível, com torque máximo de até 16,8 mkgf. Sua transmissão é automática de seis velocidades e a tração é dianteira. Além disso, seu tempo de 0 a 100 km/h é de 10,1 segundos e a velocidade máxima é de 187 km/h.
Consumo dos compactos turbo
Se falando em modelos compactos, muito importa o consumo, e aqui o embate é bem parelho. Entretanto, no consumo urbano, prevalece o Chevrolet Onix. O modelo faz 8,4 km/l com etanol e 11,8 km/l com gasolina, contra 7,8 km/l (etanol) e 11,0 km/l (gasolina) do C3 turbo. Na medição rodoviária, contudo, o Chevrolet segue na frente: 10,4 km/l com etanol e 14,9 km/l com gasolina, contra 8,8 km/l (etanol) e 12,8 km/l (gasolina) do rival franco-brasileiro.
Itens de série
Em relação aos equipamentos, o novo Citroën C3 You! vem, por exemplo, com a nova chave do tipo canivete (em substituição à tosca chave comum da linha anterior), ar-condicionado, direção elétrica, volante com comandos do som e multimídia com tela de 10,3 polegadas e espelhamento sem fio com Android Auto e Apple Carplay. Na segurança, o hatch conta com dois airbags (duplos frontais), ABS, monitor de pressão dos pneus, controles de estabilidade e de tração, e Hill Holder.
A versão AT Turbo do Onix traz itens como central multimídia com tela de 8″ e MyLink com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, faróis com acendimento automático e sensor crepuscular, sensor de estacionamento traseiro, além dos já esperados ar-condicionado, direção elétrica e mais.
Dimensões, porta-malas e preços
O Onix mede 4,16 metros de comprimento, 1,73 m de largura, 2,55 m de entre-eixos e 1,47 metros de altura. Além disso, sua altura do solo é de 128 mm, seu porta-malas mede 303 litros, e seu preço, na versão AT Turbo, é de R$ 100.730. Já o C3 mede 3,98 metros de comprimento, 1,73 m de largura, 2,54 metros de entre-eixos e 1,58 m de altura. Sua distância do solo é de 180 mm e seu porta-malas é tem 315 litros. Por fim, seu preço é de R$ 95.990.
O Jornal do Carro também está no Instagram!