Há tempo as picapes compactas não faziam tanto sucesso no Brasil. Prova disso é que a Strada é o terceiro veículo leve mais emplacado no acumulado de janeiro a novembro, período no qual vendeu quase o dobro de sua maior rival, a Volkswagen Saveiro, que acaba de ganhar cabine dupla e desafia, neste comparativo, a versão equivalente da Fiat.
No duelo de configurações de topo, a Saveiro Cross, tabelada a partir de R$ 61.870, mostrou que é um produto melhor que a Strada Adventure, que parte de R$ 60.780, além de ter maior espaço interno.
Embora a Fiat seja mais barata que a concorrente, itens como sensor de obstáculos na traseira e sistema de som, que vêm de série na VW, são vendidos como opcionais e elevam o preço da picape mineira para a casa dos R$ 64 mil.
Com todos os opcionais, que incluem teto solar elétrico e bloqueio de diferencial, não disponíveis na Saveiro, a Strada chega a salgados R$ 75 mil.
A Saveiro Cross também vem de fábrica com controles de estabilidade e tração, além do bem-vindo assistente de partida em rampas, que ampliam a segurança e não são oferecidos na Strada Adventure.
Enquanto a Fiat “joga para a plateia”, com ampla lista de equipamentos opcionais, a Saveiro se mostra mais bem construída, com melhor acabamento e refinamento técnico. Embora tenha preços de manutenção e seguro maiores, a VW venceu o duelo com folga por causa de seu conjunto superior.
Utilitários têm ‘personalidades’ bem diferentes
Ao volante, a diferença entre as duas picapinhas é nítida. Enquanto a Saveiro traz o moderno motor 1.6 16V flexível de até 120 cv, que complementa seu comportamento sólido e estável, a Strada traz o valente 1.8 16V flexível de até 132 cv, mas é mais “bruta” de guiar.
Mesmo com 12 cv extras, a Fiat é menos ágil, além de ser difícil de manobrar em locais apertados. Seu 1.8 até entrega bom desempenho, mas precisa ser levado a giros muito altos para dizer a que veio. Enquanto isso, a Saveiro tem respostas mais próximas às de hatches compactos, com reações suaves e progressivas.
O ponto negativo da Saveiro é que seu 1.6 se torna ruidoso acima dos 110 km/h. A Strada se sai um pouco melhor nesse quesito, mas, por não ser tão estável quanto a rival, seu desempenho na estrada fica aquém do da concorrente.
Embora possam levar até quatro pessoas, não espere amplo espaço interno em nenhuma delas. A Saveiro é um pouco melhor por poder acomodar bem dois adultos atrás.
A Strada se destaca pela terceira porta, que fica do lado direito, tem abertura do tipo “suicida” (para trás) e facilita o acesso. Mas, na prática, sua cabine só oferece conforto na traseira para crianças. Ao rodar sobre pisos irregulares, as duas picapes são valentes e encaram buracos e valetas sem grandes dificuldades.
Embora seja um aspecto subjetivo, o desenho da Saveiro agrada mais que o da Strada. A picape feita em São Bernardo do Campo (SP) conseguiu manter a harmonia das linhas mesmo com a adição do volume na cabine e equilibrou bem a mistura com visual aventureiro.
Já a Strada parece “abrutalhada” demais na versão Adventure. Além de ter suspensão muito alta, a Fiat abusa de apêndices plásticos na carroceria, que podem não agradar a todos.
Opinião
Utilitários cobram muito pelo espaço
Picapes compactas são ótimas para quem precisa transportar “tralhas” em percursos curtos e, principalmente, urbanos, nos quais modelos como as médias (S10, Ranger, Hilux, etc…) se mostram exagerados, especialmente na hora de estacionar e manobrar. E, como as versões “aventureiras” são voltadas para o lazer, seriam uma ótima opção de compra, se não fossem tão caras.
Ultrapassar a barreira dos R$ 60 mil significa entrar no território de sedãs médios e carros mais sofisticados que as picapinhas. A cabine dupla adiciona alguma praticidade a esses modelos, como a possibilidade de levar três passageiros, mas funciona como um paliativo. Para quem viaja com mais duas pessoas com frequência, um hatch compacto é mais indicado. Ainda assim a Saveiro está um pouco à frente da Strada, embora a Fiat venda mais.