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Califórnia pode ter que manter carros com motor a combustão em 2035
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Califórnia pode ter que manter carros com motor a combustão em 2035

Chefe da agência de proteção ambiental dos Estados Unidos questionou viabilidade do plano anunciado pelo governador Gavin Newsom

Diogo de Oliveira, para o Jornal do Carro

30 de set, 2020 · 4 minutos de leitura.

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CARROS A COMBUSTÃO PODEM CONTINUAR PÓS 2035 NA CALIFÓRNIA
Crédito:PIXABAY

O banimento dos carros com motores a combustão pode não acontecer como previsto na California. Após o governador Gavin Newsom anunciar que o Estado vai proibir a circulação desses veículos a partir de 2035, o chefe da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA), Andrew Wheeler, declarou que o plano “levanta sérias questões sobre sua legalidade e praticidade”.

Para Wheeler, uma frota só de elétricos poderá causar sérios problemas à rede elétrica do Estado. O chefe da EPA também disse que alterações de grande impacto devem ter o aval de Washington. O atrito entre as autoridades ocorre em meio à disputa presidencial no país, levando a questão para o campo político.

A California é dominada pelos democratas, enquanto os republicanos, partido do atual presidente, Donald Trump, são defensores fervorosos dos combustíveis fósseis.

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Entre eles está Chet Thompson, chefe da American Fuel and Petrochemical Manufacturers, que disse ao The Washington Post que Gavin Newsom “não tem autoridade para limitar as escolhas de compradores de automóveis”. Thompson ainda definiu a meta como “impopular”.

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Dados recentes do California Greenhouse Gas Emission apontam que 41% das emissões de gases poluentes no Estado vêm dos veículos. Ou seja, pelo relatório os carros poluem mais que as indústrias, as residências e os grandes polos agricultores.


Para o governador da California, a questão climática chegou ao limite. “Você merece ter um carro que não provoque asma nos seus filhos. Nossos carros não devem piorar os incêndios – nem criar dias cheios de fumaça”, declarou Newsom. Atualmente, o Estado está em estado de emergência devido aos enormes incêndios florestais.



Regras ainda serão definidas

Gavin Newsom deixou a cargo do California Air Resources Boards (CARB), órgão regulador do ar da Califórnia, a definição das regras. Veículos médios e pesados, por exemplo, serão banidos só a partir de 2045. E não está claro se carros híbridos poderão ser comercializados. Já os veículos a combustão usados poderão continuar nas ruas. O mesmo vale para as motos.

Segundo a Veloz, associação norte-americana de soluções para eletrificação e mobilidade, cerca de 47% dos veículos elétricos vendidos nos Estados Unidos em 2019 foram comprados na California. Contudo, o mercado de carros zero emissão corresponde a menos de 10% dos emplacamentos.


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