A Califórnia deve ser o primeiro estado norte-americano a banir por completo carros com motores a combustão. O veto deve começar a valer a partir de 2040. A data limite será proposta por pelo político Phil Ting, de São Francisco, e só vai permitir modelos elétricos ou a hidrogênio.
“Enquanto não se define uma data, nada é feito. Por isso definimos 23 anos antes”, explicou Ting à Bloomberg. O movimento de proibição, no entanto, não é novo. Recentemente, surgiram relatos de que o governador da Califórnia, Jerry Brown, teria perguntado a assessores porque o legislativo do estado não tinha tentado algo parecido antes.
Até agora, a única lei no estado prevê a redução de 80% nas emissões de CO2 entre 1990 e 2050. Analistas, no entanto, preveem que a proibição, se aprovada, não deve ter impacto imediato. O mais provável é que, ao menos na próxima década, a evolução tecnológica das fontes de combustível siga o ritmo atual. Apenas depois veremos transformações mais profundas em como andamos de carro.