Há dez anos era lançado um dos maiores frissons do setor automotivo dos últimos tempos. Foi personagem de filme, tema de música e, em vendas, disparou, com um total de 6,5 mil unidades emplacadas no Brasil desde 2010 – mais que o dobro do segundo colocado. Sim, estamos falando do Chevrolet Camaro.
O muscle car norte-americano desembarcou no País no fim de novembro daquele ano em sua quinta geração. O design moderno com toque retro, aliás, conquistou o título de melhor design do mundo em 2010.
Quatro anos depois, o Camaro foi completamente renovado tanto na estética quanto na mecânica e na lista de equipamentos. A versão conversível, na ocasião, foi o grande destaque. O V8, de 406 cv de potência, entretanto, não foi mexido. Porém, o toque especial da direção foi conferido pelo modo elétrico no lugar do hidráulico. O Chevrolet MyLink completava a lista de inovações.
Mas foi em 2016 que estreou, no Brasil, a sexta geração do esportivo. A plataforma nova adotou motor 6.2 V8 de 461 cv de potência e 62,9 mkgf de torque. E o comportamento dinâmico também não foi deixado de lado na nova arquitetura.
Série especial de 50 anos do Camaro
Na mesma época do lançamento da sexta geração do Camaro, a Chevrolet comemorava o 50º aniversário do modelo nos Estados Unidos. Para anto, foi produzido um lote especial da série Fifty, com 100 unidades exclusivas destinadas ao mercado brasileiro.
E foi em 2018 que o esportivo da GM ganhou redesenho e tecnologia extra. Um dos principais pontos foi a inclusão da inédita transmissão automática de dez marchas. Teve, inclusive, novos sistemas de controle de largada e de aquecimento de pneus traseiros.
Atualmente
Hoje, o Camaro é vendido no Brasil (partindo de quase R$ 380 mil) apenas na configuração SS. Mesmo depois de dez anos, o sucesso continua garantido. Para se ter ideia, o lote importado para um ano (com 90 unidades) teve metade comercializada logo na estreia, em outubro. Um dos segredos para conquistar a clientela foi investir em tecnologia e performance. Tem função “launch control”, freios da marca Brembo e até modo de condução apropriado para autódromos.
No mais, o modelo tem itens como head-up display (projeta informações do painel de instrumentos no vidro dianteiro para evitar o desvio de foco do motorista), alertas de segurança e bancos dianteiros com sistema de aquecimento e refrigeração. Como demanda o mercado, a tecnologia não pode ser esquecida. Tanto que há conectividade nível 4, com Wi-Fi integrado, OnStar e o aplicativo myChevrolet, que comanda funções do modelo, apenas, com o uso do smartphone.
Breve histórico
Apresentado em 1966, o Chevrolet Camaro começou a ser vendido, nos Estados Unidos, em setembro daquele ano. Eram oito opções de motorização, que se dividiam entre seis cilindros em linha e V8, com litragem entre 3.8 e 7.0. Já no primeiro ano de vida, vendeu mais de 100 mil unidades. Durou até 1969.
Já a segunda geração nasceu em fevereiro de 1970. Produzida até 1981 incorporou novo visual e tamanho mais parrudo. E foi em janeiro de 1982 que a Chevrolet apresentava a terceira geração do esportivo. Com linhas mais quadradas e futuristas, inaugurou a era dos motores com injeção eletrônica de combustível. Em relação ao peso, foram 227 kg a menos que o antecessor.
Em 1993 começou a ser vendida a quarta geração do Camaro. Mantendo as características de ser um cupê com quatro lugares, motor dianteiro e tração traseira, a novidade adotou linhas mais arredondadas e a inédita versão conversível. E foi em 2006 que a Chevrolet apresentou, no Salão de Detroit (EUA), o modelo conceito que daria vida ao modelo de produção, previsto para meados de 2008. Mas foi em 2010 que o esportivo chegou ao mercado e logo foi espalhado por diversos países.